Dia Aberto da UTAD: Explorando o Futuro Universitário

Dia Aberto da UTAD: Explorando o Futuro Universitário

Dia 10 de abril, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) abre portas para receber mais de 800 estudantes do Ensino Secundário. Nesta 20.ª edição do Dia Aberto da UTAD, os jovens terão a oportunidade de explorar uma variedade de atividades e descobrir o que de melhor a universidade tem a oferecer.

Neste evento, os participantes terão a chance de se aventurar por um leque de áreas acadêmicas, tendo atividades que vão desde a construção de pontes com esparguete até a descoberta do eletromagnetismo, passando pela experiência prática com um robô de condução autónoma. Na esfera da saúde, ciências da vida e ambiente, haverá momentos para observar cromossomas ao microscópio e desvendar os segredos da genética. Os apreciadores de chocolate poderão participar numa prova sensorial que desafia os sentidos e revela os aspetos subtis da degustação, enquanto nas ciências humanas e sociais, os curiosos por processos criativos e estruturas de pensamento terão a oportunidade de aprender e explorar o mundo do pensamento humano e da criatividade.

Os estudantes poderão conhecer o que se ensina, investiga e empreende na UTAD, visitando o Eco campus da UTAD, salas de aula, laboratórios e museus. O programa inclui ainda atividades como um espetáculo de dança e teatro, uma oficina culinária para promover hábitos alimentares saudáveis, um workshop de técnicas de filmagem cinematográfica e desafios matemáticos.

Os alunos terão também acesso a professores, investigadores, técnicos e estudantes da UTAD para responder a perguntas e ajudar os futuros estudantes a perspetivar o seu percurso acdémico e descobrirem o que os aguarda no futuro universitário.

José Alves

Texto: UTAD