The Black Keys voltam a jogo com Ohio Players

The Black Keys voltam a jogo com Ohio Players

O duo composto por Dan Auerbach e Patrick Carney lançaram, a 5 de abril, o décimo segundo álbum de estúdio

Neste novo disco que sucede ao modesto “Dropout Boogie” (2022), o duo de Akron, Ohio, juntou um elenco de luxo com nomes como Noel Gallagher, Beck, Dan The Automator e Juicy J, e criou um álbum que por um lado abre portas à colaboração e por outro consegue manter o “som clássico de The Black Keys” intacto.
A mistura do rap de Lil Noid, em “Candy and Her Friends”, e Juicy J, em “Paper Crown” – esta também partilhada com Beck na voz -, não descura a essência sonora da banda que é fã assumida dos géneros rap e hip-hop.

A faixa “I Forgot To Be Your Lover” (versão de “To Be Your Lover” de William Bell, também interpretada por Billy Idol, em 1986, no álbum “Whiplash Smile”) invoca a veia mais soul de Dan Auerbach e remete-nos sonicamente em alguns momentos para The Arcs, projeto paralelo do vocalista dos Keys.

Noel Gallagher faz-se notar mais na faixa “On The Game” na qual também toca guitarra além de ter ajudado a escrever mais duas canções do disco: “Only Love Matters” e “You’ll Play”.

Ohio Players” poderá ser quase uma homenagem aos Record Hang de The Black Keys que contaram com muita colaboração entre o duo e vários outros artistas. Record Hang foram dj sets, organizados pela banda em várias cidades espalhadas pelo planeta, em que Dan Auerbach e Patrick Carney “rodavam” discos de vinil de 7”. De forma paralela, também este álbum foi gravado em várias cidades, entre elas Los Angeles e Londres.

Capa “Ohio Players” ©️The Black Keys

Os The Black Keys deixaram os grandes selos discográficos com “Let’s Rock” (2019), quando regressaram de um hiato após o lançamento de “Turn Blue” (2014). Desde então contam com lançamentos como “Delta Kream” (2021), um épico álbum de versões de clássicos do delta blues, “Dropout Boogie” (2022), mais um álbum onde experimentaram alguma colaboração nomeadamente com o lendário Billy Gibbons de ZZ Top, e agora “Ohio Players”, que celebra também a liberdade, de uma banda premiada e consagrada, em poder “juntar os amigos” e fazer um álbum sem obedecer a ordens de agentes, produtores e marketeers.

The Black Keys lançam assim o mote para começar uma nova tour com várias datas marcadas na Europa e nos Estados Unidos da América, não havendo, para já, data marcada para o seu regresso a Portugal.

Cartaz da Tour “International Players” ©️The Black Keys

Tiago Esteves

©️ The Current / Black Keys