Ficar na Escola é Fixe!

Ficar na Escola é Fixe!

Durante a primeira semana da interrupção letiva da Páscoa, foram cerca de 366 crianças as que participaram na iniciativa “Ficar na Escola é Fixe”. Este é um programa promovido pelo Município de Vila Real, direcionado aos alunos do Jardim de Infância e Escola Básica de 1º Ciclo, cujos encarregados de educação não disponham de retaguarda familiar.

Ao longo destes quatro dias de convívio, diversão e aprendizagem, estas crianças puderam praticar diversas modalidades desportivas, participar em atividades de educação ambiental e segurança rodoviária, bem como aprender de uma forma lúdica e divertida, a importância da alimentação para a saúde. Entre as várias iniciativas que incorporaram este programa, destaca-se ainda a exibição do filme “Cordas”, que aborda o tema da inclusão, apresentando a história de um menino em cadeira de rodas que vai para uma escola.

O vice-presidente e vereador do pelouro da educação e ensino da Câmara Municipal de Vila Real, Alexandre Favaios, afirmou que “a forte adesão dos pais e encarregados de educação deixa-nos a certeza de que cumprimos aquele que era o principal objetivo deste projeto ao darmos uma resposta efetiva à necessidade de muitas famílias que não têm retaguarda a quem recorrer nos períodos de férias escolares dos seus filhos”.

Esta iniciativa da autarquia, cujas atividades decorreram na EB1 Araucária, EB1 Abade de Mouçós, EB1 Timpeira e EB1 Árvores, destina-se a crianças que frequentem não só o 1º ciclo do ensino básico, mas também o ensino pré-escolar, da rede pública do concelho de Vila Real. Além disso, este plano funciona de forma totalmente autónoma da frequência dos serviços de apoio à família e face a qualquer tipo de escalão de abono.

Margarida de Castro

Imagem: Município de Vila Real