No dia 15 de dezembro, pelas 9h45, a Aprendizagem ao Longo da Vida na era da Inteligência Artificial (IA) foi o mote da 11ª edição do Encontro de Instituições e Unidades de eLearning do Ensino Superior (eL@IES 2023), que teve lugar na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).
Para além dos mais de 170 participantes nacionais e internacionais, o evento contou com a presença da diretora do “Centre for Skills” da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico), El Iza Mohamedou.
O pró-reitor, José Paulo Cravino, relatou que o eL@IES 2023 possibilitou aos participantes contactar com diferentes testemunhos de especialistas, bem como a partilha de experiências e de boas práticas, a identificação de necessidades e ambições conjuntas.
Estimou-se, de acordo com o relatório da OCDE “Artificial Intelligence and the Labour Market”, que cerca de 25% dos empregos são profissões com alto risco de automatização pela IA a curto-prazo, sendo que, em Portugal, o valor é de aproximadamente 30%. Em pleno Ano Europeu das Competências, importou promover e desenvolver habilidades (pensamento crítico, criatividade, comunicação, colaboração) que fossem apoiadas no uso da IA.
“Bridging the Skills Gap: AI’s Role in Lifelong Learning” foi o tema abordado por El Iza Mohamedou, seguindo-se oradores da Microsoft Portugal, da Universidade do Minho, da NOVA IMS – Information Management School, da NOVA SBE, da Universidade Aberta e do INESC TEC.
Por conclusão do pró-reitor, a realização do eL@IES 2023 na UTAD refletiu o compromisso da instituição com a Aprendizagem ao Longo da Vida e o seu empenho no desenvolvimento de uma oferta formativa mais flexível e inclusiva, destinada à população adulta, e suportada nas tecnologias emergentes de IA.
Inês Silva
Imagem: UTAD