Centro Académico Clínico de Trás-os-Montes e Alto Douro investe no combate à solidão nos idosos

Centro Académico Clínico de Trás-os-Montes e Alto Douro investe no combate à solidão nos idosos

O Centro Académico Clínico de Trás-os-Montes e Alto Douro anuncia o desenvolvimento do projeto “Active Ageing 4Health: Programa de Envelhecimento Ativo com recurso a Assistente Virtual”, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e a saúde dos idosos, através de sistemas de telemonitorização.

Emídio Gomes, reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, sublinha que a aprovação deste projeto deve-se ao trabalho realizado no CACTMAD, “que tem na sua matriz a automação e a telemetria em Medicina como prioridades”, no distrito português com o maior número de idosos a viver sozinhos e isolados.

Espera-se que, até setembro de 2025, seja implementado um programa de envelhecimento ativo em Vila Real com recurso ao assistente virtual (Robot BEAM®) e à utilização de sistemas de telemonitorização, o que irá permitir que os idosos continuem nas suas casas e integrados na sociedade, com segurança e independência garantida, para assim reduzir o risco de solidão.

Segundo a informação da Operação “Censos Sénior 2022”, mais de 44 500 idosos vivem isolados ou em situação de vulnerabilidade em Portugal, sendo Vila Real o distrito com maior número de idosos nesta situação.

Com a utilização da robótica social, este programa pretende estimular o pensamento cognitivo e capacidades cognitivas, para ajudar os idosos a manter contactos sociais e familiares e a ter acesso à saúde, independentemente das distâncias geográficas.

Ivo Oliveira, presidente do Conselho de Administração do CACTMAD, destaca o trabalho dos profissionais envolvidos, no que diz ser um “tema tão importante para a região de Trás-os-Montes e Alto Douro”.

Com a realização deste programa, são esperados resultados que promovam uma melhor qualidade de vida dos idosos e uma melhoria no índice de atividade e aptidão física.

O projeto vai ser executado pelo grupo de Cuidados Continuados e Paliativos do CACTMAD, reunindo profissionais do ACeS Douro I – Marão e Douro Norte, do CHTMAD e da UTAD.

Na semana passada, foi aprovada a candidatura do programa “Active Ageing 4Health” à bolsa para financiamento de projetos de investigação clínica e inovação biomédica nos cuidados de saúde primários e hospitalares, dedicados à área do envelhecimento, da Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB).

Miguel Vinagreiro

Imagem: UTAD