Vinho do Porto Branco enriquece com a conclusão do projeto SMARTAGEING

Vinho do Porto Branco enriquece com a conclusão do projeto SMARTAGEING

O workshop final do projeto ‘SMARTAGEING – Sistema de Apoio à Decisão para o Envelhecimento de Vinho do Porto Branco’ teve lugar no auditório da biblioteca, pelas 14h30, no dia 27 de setembro.

O programa do workshop passou por uma pequena palestra de Fernando Nunes (UTAD) sobre o “Processo de envelhecimento do Vinho do Porto Branco: desafios e oportunidades” e uma mesa redonda sobre “Inovação no envelhecimento do Vinho do Porto Branco”, com a participação de Lúcia Bilro (Winegrid), Fátima Lopes (Vallegre), Fernanda Cosme (UTAD) e Raul Morais (UTAD).

O projeto procura melhorar significativamente a capacidade de monitorização, em tempo real, da evolução e da qualidade do vinho do Porto Branco. Para tal, o SMARTAGEING contribui no aumento da previsibilidade do processo de envelhecimento e ainda no desenvolvimento de instrumentos, com a equipa de investigação a trabalhar nos parâmetros determinantes do processo de envelhecimento.

Esta investigação motiva-se face ao elevado investimento, logística e exigência de mão-de-obra que a produção deste tipo de vinho acarreta, unindo a UTAD ao INESC TEC – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência, à WATGRID, S.A. e à Vallegre, Vinhos do Porto, S.A..

Com um custo total elegível de 1.408.221,27€, a investigação decorre desde 2020.

Joaquim Duarte

Imagem: Notícias de Vila Real