UTAD recebe a primeira edição do congresso internacional “Molecules4Life”

UTAD recebe a primeira edição do congresso internacional “Molecules4Life”

A primeira edição do congresso internacional “Molecules4Life” acontece na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) , entre os dias 20 e 22 de setembro. Este evento é um fórum crucial para explorar os avanços na aplicação de novas moléculas ou configurações moleculares para a deteção, diagnóstico e tratamento de doenças neurodegenerativas, mitocondriais e cancerígenas.

Com mais de 120 participantes inscritos, o congresso reunirá especialistas de universidades e institutos de renome de mais de dez países à volta do mundo.

Este fórum proporcionará uma plataforma para compartilhar as mais recentes pesquisas, trabalhos e inovações nas áreas de aplicações terapêuticas, transporte e libertação de fármacos, sensores, diagnóstico e alimentos saudáveis.

O programa científico conta com dez palestras plenárias, 35 apresentações orais e 50 apresentações em painéis. Os tópicos abordados incluem o desenvolvimento de novos fármacos para tratar o cancro e doenças neurodegenerativas, métodos inovadores de administração de medicamentos para o tratamento do cancro pediátrico e os avanços recentes na terapia genética não viral.

Além disso, serão discutidos estudos pioneiros na deteção do cancro de próstata e de proteínas alergênicas em alimentos frescos.

Fernando Nunes, diretor do Centro de Química de Vila Real (CQVR), realça ainda o trabalho de investigadores da UTAD na criação de um dispositivo genético e nanotecnológico para a rápida identificação do SARS-CoV-2 e de suas variantes.

Na área alimentar, o congresso explorará avanços que moldam o futuro do sistema alimentar, desde a criação de novas cores naturais, tratamento de doenças relacionadas com a alimentação e a descoberta de novos recursos alimentares.

Este evento representará uma oportunidade sem precedentes para a UTAD e CQVR receberem especialistas de renome mundial, promovendo a troca de conhecimento e a formação de parcerias que enriquecerão significativamente o cenário científico da universidade e da instituição como um todo.

                                                                                                                                                José Alves

Imagem: UTAD