UTAD distribuirá bebedouros pelo campus

UTAD distribuirá bebedouros pelo campus

17 bebedouros serão implantados ao longo do campus da universidade transmontana.

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) tem tomado várias medidas com o objetivo de se tornar cada vez mais sustentável e amiga do ambiente. O próximo passo nesta caminhada passará pela instalação de bebedouros espalhados pelo Campus da UTAD.

Além desta medida, a UTAD vai passar a vender uma garrafa sustentável, complementada de um concurso para alunos que determinará o design escolhido para a mesma.

Cristina Matos, assessora da reitoria para a área do ambiente sublinha que “a poupança de água e a redução de utilização de plástico são prioridades que norteiam a política de sustentabilidade da UTAD”. Ressalta ainda que “não faz sentido bebermos água e gerarmos plástico quando temos acesso a água potável na rede pública”.

O concurso para a conceção da imagem da garrafa sustentável estará aberto até ao final do mês, sendo o vencedor anunciado dia 30 de outubro. O júri será completado com um elemento da comissão do curso de Design Sustentável.

Os alunos interessados em adquirir a garrafa de alumínio reciclado ou aço inox poderão obtê-la na loja da Associação Académica da UTAD (AAUTAD). A vantagem destes dois projetos é que os estudantes da universidade podem encher a garrafa nos vários bebedouros distribuídos pelo Campus. Esta iniciativa nasceu também da colaboração com um grupo de trabalho do programa “EcoSkills”.

A UTAD dá, assim, mais um passo rumo à sustentabilidade, lutando pela redução do uso de plástico e dinamizando, ao mesmo tempo, o seu EcoCampus.

Bruna Mendes

Imagem: Direitos Reservados