UTAD realiza a Primeira Semana da Sustentabilidade

UTAD realiza a Primeira Semana da Sustentabilidade

De 19 a 23 de setembro realiza-se a Primeira Semana da Sustentabilidade, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

Este evento reúne não só especialistas da UTAD, como também de instituições para um debate de temáticas atuais de extrema importância e pertinência, entre elas resíduos, energia, água, mobilidade e alterações climáticas.

Com a colaboração da Associação Académica da UTAD (AAUTAD) na organização, os trabalhos decorrem no auditório da mesma e, desta forma, abordarão aspetos mais relevantes e ligados à sustentabilidade ambiental. Ocorre a par com a semana de integração dos novos alunos, interligando os dois eventos de maneira a sensibilizar também os jovens para as temáticas em questão. 

A Semana da Sustentabilidade teve início no dia 19 e os trabalhos encontram-se em sintonia com o programa “Campus sustentável, resíduos zero”, envolvendo os alunos da academia. Foram formadas equipas de recolha de resíduos com o propósito de “limpar o campus”.

O segundo dia desta semana será, então, dedicado à Energia, com variadas palestras que abordarão temas como os recursos das energias renováveis, hidrogénio, electrocrómicos para edifícios energeticamente mais eficientes, entre outros. No dia 21, o foco principal será a Água, onde falarão sobre aspetos que vão desde a problemática da seca até às fontes alternativas de água para consumo urbano.

Para o dia 22 teremos a temática da Mobilidade. Decorrerá uma palestra sobre a importância das novas gerações na mobilidade urbana do futuro, ocorrendo ainda a apresentação do “Projeto Bike Up” da UTAD, terminando com a entrega de bicicletas no âmbito do mesmo projeto para o ano letivo de 2022/2023.

Para o dia 23, reservaram a temática das Alterações Climáticas, tendo o objetivo de abordar os temas “Alterações Climáticas e Mitigação” e “Alterações Climáticas e Adaptação”, nas quais se falará sobre questões fundamentais que vão desde a mitigação dos gases com efeito de estufa até à questão dos incêndios florestais num quadro de alterações climáticas, entre outros assuntos.

A aderência às atividades do dia 19 foi bastante boa e a organização espera que a Semana da Sustentabilidade se prove consistente ao longo dos dias que se aproximam.

Inês Matos