UTAD entre as 100 universidades mais sustentáveis do mundo

UTAD entre as 100 universidades mais sustentáveis do mundo

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro está entre as 100 universidades mais sustentáveis do mundo, ocupando o 78º lugar na qualificação.

Concorreram 1406 instituições do Ensino Superior no Times Higher Education Impact Ranking 2022, e a UTAD ficou em 78º lugar sendo assim uma das melhores universidades a nível nacional, nos objetivos de desenvolvimento sustentável.

Em relação ao ano anterior, a universidade subiu quatro posições, ficando assim à frente de algumas universidades portuguesas. Teve um resultado de 89.9 pontos em 100 possíveis, conseguindo o melhor resultado desde 2019, ano em que o ranking foi criado.

A nível mundial nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) “Vida terrestre”, que prevê a proteção, recuperação e promoção do uso sustentável dos ecossistemas terrestres, a gestão sustentável, o combate à desertificação, a detenção de reversão da degradação da terra e o combate à perda de biodiversidade, a UTAD obteve 95,1 pontos em 100 possíveis, ficando assim em 7º lugar a nível mundial, e a melhor dentro das universidades portuguesas.

O THE, que avalia o cumprimento dos ODS, posicionou a UTAD num lugar de topo a nível nacional, no que diz respeito à “Água potável e saneamento”.

Nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a Universidade obteve 82 pontos, ficando assim em 19º lugar a nível mundial.

Os resultados do THE foram divulgados no dia 27 de abril, e o reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Emídio Gomes não poderia deixar de salientar que a UTAD é a universidade portuguesa mais sustentável da região Norte do país.

Rita Reboredo