Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro irá atribuir Honoris Causa a pintora Graça Morais

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro irá atribuir Honoris Causa a pintora Graça Morais

A pintora Graça Morais irá receber, no próximo dia 11 de maio, o título honorífico, Honoris Causa, pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). A cerimónia será realizada na Aula Magna da própria universidade.

“Que a UTAD me homenageie desta maneira é, para mim, uma enorme honra, até porque eu nasci nesta região. Tenho um enorme amor ao meu País, mas em especial a estas terras que eu conheço e que lutam sempre com imensas dificuldades, a vários níveis. Sinto que é importante, mas mesmo muito importante que uma universidade atribua um Honoris Causa a uma mulher e a uma artista, porque não é muito comum as universidades fazerem-no”, explica Graça Morais.

A atribuição do título Honoris Causa pela UTAD é reservado a personalidades que se distinguem pelo seu percurso de vida e feitos significativos em atividades académicas, científicas, culturais, culturais, económicas ou cívicas.

É a segunda vez que a UTAD distingue uma mulher com o Doutoramento Honoris Causa, após o mesmo ter sido concedido à escritora Agustina Bessa-Luís, em 2018.

“O enorme prestígio da pintora Graça Morais e a expressão universal da sua obra justificam plenamente este título honorífico, a que se junta a sua forte ligação ao território e às gentes de Trás-os-Montes e Alto Douro”, afirma o reitor Emídio Gomes da UTAD.

A artista transmontana é considerada uma grande referência na história da arte contemporânea portuguesa, tendo sido agraciada com o Grau de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, pelo Presidente da República, Jorge Sampaio, em 1997.

Ao longo dos anos realizou e participou em diversas exposições tanto individuais como coletivas e foi destacada para vários prémios e distinções. Entre outros, recebeu o prémio SocTip – artista do ano, em 1991. Recebeu também a Distinção Mulheres Criadoras de Cultura, em 2014 e em março de 2019 foi destacada pelo Governo Português para receber a Medalha de Mérito Cultural, prémio que lhe foi entregue pela Ministra da Cultura Graça Fonseca.

O evento contará com a presença de Manuel Heitor, ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que será o padrinho da pintora agraciada, cujo percurso profissional será elogiado pela professora universitária Raquel Henriques.

Mariana Fernandes