Baleia Baleia Baleia, O Gringo Sou Eu e DJ A Boy Named Sue: As três atuações que deram início à programação do mês de maio do Café-Concerto

Baleia Baleia Baleia, O Gringo Sou Eu e DJ A Boy Named Sue: As três atuações que deram início à programação do mês de maio do Café-Concerto

Foi neste domingo, a 1 de maio, que começaram os concertos de primavera no Café-Concerto do Teatro Municipal de Vila Real. Os concertos do Gringo Sou Eu, Baleia Baleia Baleia e o dj set do DJ A Boy Named Sue abriram o “minifestival” semanal no parque Corgo. Com o mote “A Missa dos Maus”, o Maus Hábitos de Vila Real traz concertos e DJ Sets todos os domingos do mês de maio à cidade.

Nesta primeira tarde de maio, a música começou a soar vinda dos discos de vinil rodados pelo DJ A Boy Named Sue. Este DJ é de origem conimbricense e da geração de nomes sonantes do rock nacional como The Legendary Tigerman, Tédio Boys e The Parkinsons. Com muitas influências dos anos 70, o DJ A Boy Named Sue foi, para a plateia do parque Corgo, uma autêntica máquina do tempo.  Para além da viagem temporal pelos funk, rock e blues americanos, o DJ também misturou, de forma exímia, sonoridades dos vários continentes, desde música latina a árabe.

A segunda atuação foi do Frankão, O Gringo Sou Eu, um produtor de origem brasileira. Apoiado por beats eletrónicos fundidos com samba e funk, o artista, de certa forma revoltado, proclamou ao microfone vários gritos e versos que remetem à cultura popular brasileira. Para além dos trabalhos mais recentes, como o álbum “Sente o Peso” de 2021, O Gringo Sou Eu também cantou remisturas que fez quando estava nas periferias urbanas brasileiras. O rapper está em Portugal há 13 anos e tem passado por diversos palcos e festivais portugueses.

A fechar a tarde foi a vez dos barulhentos – no bom sentido – Baleia Baleia Baleia subirem ao palco. Em tour de apresentação do mais recente álbum “Suicídio Comercial” lançado em fevereiro deste ano, o duo formado no Porto tocou “pela primeira vez para público sentado” este ano. Através das notas rasgadas no baixo e das batidas corridas divididas em quatro, o público foi entrando na onda e levantando-se música após música. Baleia Baleia Baleia, para além do estilo entre o pop rock e o punk, também usam a língua portuguesa de forma irónica e satírica para abordarem temas atuais.

A Missa dos Maus regressa no próximo domingo, dia 8 de maio, com as atuações de Lefty, Misfit Trauma Queen, Paulo Couto e Limapump. Este evento vai repetir-se ao longo do mês de maio nos dias 8, 15, 22 e 29 no Café-Concerto do Teatro Municipal de Vila Real.

Pedro Esteves

Imagem: Pedro Esteves