Investigadora da UTAD leva a criatividade à Cidade do Futebol

Investigadora da UTAD leva a criatividade à Cidade do Futebol

Sara Santos, investigadora da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), realizará, nos dias 29 e 30 de abril, uma apresentação na conferência internacional “Ciência e Futebol”, em Oeiras, sobre o “desenvolvimento de comportamentos criativos em futebolistas”.

Neste evento, Sara Santos pretende ajudar treinadores, clubes e entidades reguladoras a potencializar e melhorar a qualidade do processo de preparação desportiva do jogador de futebol, seguindo sempre uma linha que se foca, essencialmente, no treino para a criatividade. Desta forma, irá apresentar o Modelo de Desenvolvimento para a Criatividade no Desporto.

A investigadora explica que irá mostrar estratégias e cenários variados e completamente inesperados, de forma a proporcionar ambientes de aprendizagem que sejam desafiantes e inovadores. Isto irá potenciar as capacidades adaptativas dos jovens futebolistas.

O modelo a ser apresentado mostra a importância de uma prática variada durante as etapas iniciais da formação desportiva. O seu principal intuito é apoiar os treinadores na criação de ambientes de treino propícios à ocorrência de comportamentos de carácter mais criativo.

O Modelo de Desenvolvimento para a Criatividade no Desporto tem sido aplicado no “Skills4Genius”, um programa que tem desenvolvido a criatividade em escolas portuguesas do ensino básico. Na região Norte do país, já estiveram envolvidas mais de 1500 crianças (entre os 5 e os 10 anos), desde 2016.

A conferência “Ciência e Futebol” reúne diversos investigadores nacionais e internacionais, que discutem temas relevantes e procedentes das Ciências do Desporto. A investigadora do Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD) e docente da UTAD, Sara Santos, é uma das oradoras convidadas para o evento.

Sara Santos conclui e demonstra a sua satisfação por participar numa conferência organizada pela FPF com especialistas de renome, uma vez que é uma iniciativa que, pela sua pertinência e oportunidade, possibilitará momentos únicos de partilha e de reflexão.

Para além disto, a investigadora integra ainda o leque de “impulsionadores” portugueses da ´World Creativity and Innovation Week` (WCIW), que irá decorrer de 19 a 21 de Abril, em formato online e de acesso gratuito. A mesma, sendo mentora do “Skills4Genius”, apresentará, a partir da UTAD, o seu programa como exemplo de criatividade e inovação pedagógica, numa sessão que começa às 12h, no dia 21 de abril.

Inês Silva