Workshop, conversas e palestras marcaram as VII Jornadas de Engenharia Mecânica

Workshop, conversas e palestras marcaram as VII Jornadas de Engenharia Mecânica

As VII Jornadas de Engenharia Mecânica, organizadas pelo Núcleo de Estudantes (NEMEC), decorreram nos passados dias 7, 8, 9 e 10 de março, no Pólo II da Escola de Ciências Tecnológicas.

Após dois dias de palestras com empresas que desenvolvem a sua atividade na área da engenharia mecânica, o terceiro dia começou com um workshop de Microsoft Excel, orientado pelo docente Fábio Pereira, onde os participantes puderam aprender as bases de manuseamento da aplicação.

A sessão da tarde foi dedicada a palestras de empresas. A primeira, DST Group, dedica-se à área da engenharia e construção, e tem vindo a alargar a sua atividade a áreas de negócio sinérgicas (ambiente, energias renováveis e telecomunicações), como foi possível aferir ao longo da apresentação.

A Cerveja Letra também esteve presente, no palco das Jornadas de Engenharia Mecânica, para apresentar passo a passo o seu modelo de fabricação das cervejas artesanais características.

Palestra da Cerveja Letra | Imagem: Carlos Cardoso

Ao longo deste dia, foi possível também visitar uma exposição de veículos da Guarda Nacional Republicana (GNR) no hangar do Pólo I da Escola de Ciências Tecnológicas.

Já o último dia das VII Jornadas de Engenharia Mecânica teve início com Pedro Pitrez, ex-aluno de licenciatura da Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro.

No início do seu discurso, Pedro recomenda todos a aproveitarem o bom ambiente que se vive entre os alunos, funcionários e professores, realçando que, no seu tempo, o que mais existia era amizade e companheirismo. Após a sua apresentação, o ex-aluno começou a sua palestra acerca do Projeto SprayCork, criado pela Amorim Cork Composites e sobre tudo o que este envolvia.

Seguiu-se Bruno Ló, também ex-aluno da UTAD e do Curso, tendo-se tornado Engenheiro e Inspetor Europeu de Soldadura. Falou-nos maioritariamente sobre a sua experiência profissional, com um discurso encorajador para os jovens acerca da entrada no mercado de trabalho, com quem teve contacto direto aos 17 anos.

Na sua palestra deixou um conselho aos presentes, as “licenciaturas e mestrados não são suficientes para ingressar no mercado de trabalho” reforçando que é importante informarem-se “sobre algo mais do que isso antes de ingressarem, desde a tirarem uma pós-graduação, ou a tirar outro certificado. Engenheiros há muitos, e por isso mesmo é preciso marcar a diferença entre os outros.”

Após o intervalo, seguimos com a palestra de Paulo Santos, representante do Grupo Epalmo, criado em 1991, começando por assumir trabalhos de mecânica, soldadura, tubagem, montagem, fabrico de estruturas, caldeiras, paquetes em estaleiros navais, celuloses, refinarias e centrais termoelétricas nacionais. No seu discurso, o orador também demonstrou a importãncia da carta de apresentação e do Curriculum Vitae para a entrada no mercado de trabalho, assim como os pontos mais importantes a serem referidos nos mesmos.

Exposição dos Bombeiros Voluntários da Cruz Verde | Imagem: Beatriz Dias

Para finalizar a sessão da manhã, o Engenheiro Rui Fortuna fez um agradecimento ao Núcleo de Estudantes de Engenharia Mecânica pelo convite, e explicou aos alunos alguns pormenores sobre a inserção na Ordem dos Engenheiros e as suas vantagens.

Após a hora de almoço, deu-se início à sessão da tarde, que começou com um diálogo sobre os combustíveis do futuro entre membros da Ordem dos Engenheiros, com a presença dos Engenheiros Amadeu Borges, Luís Modesto e Rui Fortuna, e o presidente do NEMEC, que desempenhou o papel de moderador.

Na sessão de encerramento, algumas das figuras mais importantes para o Curso e para a Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro fizeram os seus agradecimentos àqueles que contribuíram para o sucesso deste evento. Esta semana de aprendizagem e partilha de conhecimentos terminou com a Gala de Engenharia Mecânica.

Texto e Imagem de Beatriz Dias e Carlos Cardoso