“Saudade, saudade” vence Festival da Canção 2022

“Saudade, saudade” vence Festival da Canção 2022

Maro vai representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção, em Turim

Maro, com a música “Saudade, saudade”, venceu, no passado sábado, dia 12 de março, o Festival RTP da Canção, com 24 pontos, e vai, assim, representar Portugal na Eurovisão, em Itália.

A final do festival aconteceu nos estúdios da RTP e foi apresentada por Filomena Cautela e Vasco Palmeirim, com Inês Lopes Gonçalves a acompanhar a “Green Room”. Esta final levou a palco 10 músicas interpretadas por artistas como Os Quatro e Meia, Áurea, FF, Diana Castro, Maro, Milhanas, Syro, Inês Homem de Melo, Pongo e Tristany e Pepperoni Passion.

À semelhança de anos anteriores, a votação foi dividida entre os votos do público, equivalentes a 50% da pontuação final, e do júri, correspondentes aos outros 50%, dividido por sete regiões: Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve, Madeira e Açores.

Para além do desfile das canções a concurso, o espetáculo contou com um tributo a Tozé Brito. Além de Tozé Brito, também Armando Gama, que venceu o Festival da Canção em 1983 e faleceu a 17 de janeiro deste ano, foi homenageado. Os vencedores do ano passado, “The Black Mamba”, subiram também ao palco para interpretar “Love is on my side”.

Maro vai representar Portugal na Eurovisão que, este ano, acontece na cidade de Turim, na Itália, entre os dias 10 e 14 de maio, depois dos Maneskin terem vencido o Festival Eurovisivo, em 2021.

O Festival da Canção acontece anualmente desde o ano de 1964, organizado pela Rádio e Televisão Portuguesa. Em 2017, Portugal venceu pela primeira vez o Eurofestival, com a canção “Amar pelos Dois”, interpretada por Salvador Sobral, em Kiev.

Marcos Vilaça

Imagem: RTP