Piscas-Piscas

Piscas-Piscas

Chegou a melhor altura do ano: o Natal! Chegou o frio, as músicas natalícias entoadas pelas ruas da cidade, o cheiro do fumo das lareiras, as montras das lojas decoradas, o cheiro a canela, as árvores de Natal e as iluminações. Ah, e não esquecer as quantidades absurdas de chocolate e doces que se comem nesta época festiva!

Com a chegada de dezembro, chegou também a altura do ano de subir ao sótão da casa para tirar do pó as caixas de cartão, com as velhas decorações. O presépio com um rei mago a menos, as bolas de Natal de várias cores e feitios, por vezes partidas, o velho Pai Natal sem barbas e o maior pesadelo de todos: Os piscas-piscas! As séries de luzes têm um grande problema e são uma dor de cabeça para todos aqueles que tratam das decorações. Enrolam-se de um ano para o outro de tal maneira, que voltar a desenrolar a série torna-se um verdadeiro quebra-cabeças! Desenrola-se, enrola-se, desenrola-se outra vez e volta-se a enrolar… isto durante toda a tarde! É de tirar a paciência e o espírito natalício de qualquer um. Nem o treino diário de desenrolar os auriculares para ouvir música serve para este desafio anual!

A verdade é que tal esforço é compensado! Não há nada melhor do que passear pela rua e ver as casas iluminadas ou visitar os nossos familiares e ver as suas árvores de Natal todas aperaltadas. Isto claro, sempre acompanhado com um cálice de Vinho do Porto e uma bela rabanada encharcada em óleo. Gostamos nós de ver as casas iluminadas nesta época e gostam as companhias elétricas. Aliás, adoram!

Marcos Vilaça