Diocese de Vila Real abriu Ano Jubilar para celebrar o centenário

Diocese de Vila Real abriu Ano Jubilar para celebrar o centenário

Diocese de Vila Real iniciou comemoração do centenário

O Bispo de Vila Real, presidiu à Eucaristia que marcou a abertura do Ano Jubilar, na passada quarta-feira, na Sé Catedral.

A diocese vila-realense iniciou com esta celebração as comemorações do seu centenário de fundação que se prolongará até ao final de 2022.

A celebração começou com um rito de entrada solene onde D. António Augusto abriu simbolicamente a porta principal da Catedral lembrando “uma Igreja que abre as portas ao mundo”.

“Precisamos de reavivar o sonho e trabalhar com alegria para uma Igreja diocesana com um rosto novo, apesar das cicatrizes de 100 anos, das rugas, um rosto novo, atraente, acolhedor, próximo. Uma Igreja que procura viver verdadeiramente segundo o Evangelho”, destacou o presidente da celebração na sua homilia.

O bispo diocesano orou pela “ajuda materna” da Virgem Maria, no dia em que se celebrava a Solenidade da Imaculada Conceição, padroeira da diocese.

No final da Eucaristia, D. António Augusto alertou para que o caminho que se inicia “seja aproveitado por todos, desde logo naquele que será o sinal maior, a peregrinação à Sé, com este sentido jubilar”, salientando que “a Igreja não pode ficar fechada dentro de portas”.

A Diocese de Vila Real foi criada a 20 de abril de 1922, pela Bula ‘Apostolicae Praedecessorum Nostrorum’, concedida pelo Papa Pio XI, agregando paróquias da Arquidiocese de Braga (166) e das Dioceses de Lamego (71) e de Bragança (19), adquirindo os limites do distrito de Vila Real.

Foi concedida indulgência plenária para este jubileu centenário pela Santa Sé.

Carlos Cardoso

Imagem: ECCLESIA