Visita da Secretária de Estado da Valorização do Interior

Visita da Secretária de Estado da Valorização do Interior

No passado dia 7 de dezembro de 2021, ocorreu na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro o debate “Transição Digital: uma prioridade para o Interior do país”, organizado pela Ordem dos Engenheiros da Região Norte.

A sessão contou com o representante da Academia, Hugo Paredes; do poder local, Vereador da Câmara Municipal, Adriano Sousa; do poder central, Isabel Ferreira, a Secretária de Estado da Valorização do Interior; e de empresas do ramo das engenharias, Nuno Vasco Lopes, CEO da Glintt, e Jorge Almeida representante da Critical Software, que foram moderados pelo Engenheiro Frederico Lopes, Diretor de Inovação e Tecnologias na empresa Águas do Norte.

Durante esta sessão foi debatido um assunto que tem sido muitas vezes abordado nos nossos dias, a valorização do interior.

Nesta importante sessão sobre um tema do qual nos devemos consciencializar, a Secretária de Estado referiu a importância e o enorme potencial que as “ferramentas digitais têm nos territórios de interior, porque permitem aproximar as pessoas entre si e também as pessoas dos serviços, uma vez que temos um interior com uma grande área territorial e por isso uma grande dispersão de pessoas”.

No final da sessão, Isabel Ferreira fez um apelo para que todos os jovens seguissem os seus sonhos, “Nunca desistam dos vossos sonhos, é possível ter carreiras bem sucedidas!” porque “Podem fazer a sua vida a partir de qualquer ponto do território”.

Hélder Fernandes

Imagem: Diogo Linhares