A decorrer em formato virtual, a 10, 12 e 14 de julho, a Universidade Internacional de Verão, promovida pela Cátedra UNESCO em ‘Geoparques, Desenvolvimento Regional Sustentado e Estilo de Vida Saudáveis’, pretende confrontar o conhecimento teórico com a realidade e as boas práticas administrativas na gestão de território e implementação de iniciativas.
Conforme se pode ler no website da cátedra dirigida por colaboradores da UTAD, os objetivos desta iniciativa passam por, por exemplo, criar “conhecimento sobre a Agenda de 2023 para o Desenvolvimento Sustentável e os seus 17 objetivos e como estes podem ser implementados e desenvolvidos” e debater sobre “perspetivas futuras para o desenvolvimento e afirmação dos territórios da UNESCO”.
Com início às 10h de dia 10 de julho, segunda-feira, o programa decorre no Geoparque Global UNESCO de Arouca e conta com a participação da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e do Vice-Reitor para a Internacionalização da UTAD, Luís Ramos. Nas palestras e nas mesas redondas argumentarão representantes dos Geoparques de Portugal, do Chile, do Brasil, da Tanzânia, de Marrocos e mais países.
Esta 7ª Universidade Internacional de Verão conta com mais de 100 participantes e tem um formulário de inscrição no seu website. As sessões online são gratuitas.
Joaquim Duarte
Imagem: Cátedra UNESCO UTAD