André Ventura muda de planos: Manuela Tender, ex-deputada do PSD, é nova cabeça de lista do Chega por Vila Real

André Ventura muda de planos: Manuela Tender, ex-deputada do PSD, é nova cabeça de lista do Chega por Vila Real

O Chega volta atrás na sua decisão após o candidato a Vila Real estar já escolhido e apresentado. A nova aposta é Manuela Tender, ex-deputada do PSD.

André Ventura tinha já apresentado Sérgio Ramos, anterior candidato às autárquicas, como escolha para aquele círculo eleitoral. Entretanto, operou-se uma mudança nos planos e será a ex-deputada do PSD a cabeça de lista do círculo de Vila Real.

Manuela Tender foi deputada à Assembleia da República entre 2011 e 2019, entretanto saiu do partido por manifestar descontentamento com atual situação do partido laranja.

Esta é uma “escolha melhor para o distrito e para o país”, segundo uma fonte da direção do Chega. A razão baseia-se no facto “muito relevante” de Manuela Tender ser uma ex-social-democrata, uma vez que o Chega tem vindo a revelar interesse em “acolher todos os que estão desencantados com um PSD que se tornou uma cópia do PS”.

Na visão do partido, várias vezes reforçada, é a forma de passar a imagem de que há uma alternativa para quem já não se revê no PSD. Esta mesma necessidade pode ter feito com que o candidato já apresentado, Sérgio Ramos, tenha sido retirado.

Após 15 anos de “militância entusiástica, ativa e convicta”, Manuela Tender decide abandonar o PDS, em fevereiro de 2020: “Decidi exercer livremente os meus direitos e deveres de cidadania ativa, crítica e participativa, sem sujeição a códigos de conduta nos quais não me revejo e que condeno e condenarei sem complacência”.

Manuela Tender marcou, desde o início, a sua posição relativamente à maneira como o PSD estava a crescer, afirmando que o partido estava “sem rumo nem estratégia, sem voz nem liderança, sem ambição nem projeto, sem combatividade nem um claro caderno reivindicativo para o concelho e a região, num divórcio crescente com os anseios e preocupações dos cidadãos”.

A ex-deputada criticou também a distrital de Vila Real pela forma como fez as listas para as legislativas, na altura das eleições de 2019, em que ficou fora das escolhas.

Outra demonstração de desagrado de Manuela Tender acontece após a saída da liderança da bancada parlamentar do PDS de Luís Montenegro (pelo facto de ter atingido o número de mandatos permitido pelo partido) e, consequentemente, pela candidatura de Hugo Soares. Depois de ser duramente criticado, Hugo Soares acaba mesmo eleito líder da bancada social-democrata.

Tendo por base o resultado de 13,7% que Ventura obteve nas presidenciais, no distrito de Vila Real, o partido acredita que Manuela Tender será a pessoa certa para fazer um trabalho sólido nas legislativas antecipadas.

Beatriz Faria