Avaliação da Insegurança Alimentar

Avaliação da Insegurança Alimentar

No âmbito da alimentação, está a decorrer um questionário acerca da insegurança alimentar, coordenado pela UTAD e pela provedora do estudante, que tem como objetivo fazer uma avaliação relativamente à alimentação dos estudantes da UTAD nos últimos três meses.

Existe uma carta para a alimentação saudável e sustentável da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, que defende a alimentação adequada, e tem como principal orientador, a garantia da segurança alimentar, contando com os recursos financeiros dos estudantes que são: limitados; têm menos poder de compra; pagam propinas, residência e alimentação. Os estudantes universitários por vezes estão expostos a situações de insegurança alimentar, isto é, a falta de alimentação saudável e em quantidades adequadas. Esta carta tem como objetivo apoiar o desenvolvimento da Agenda 2030, a defesa dos Direitos Humanos à alimentação adequada e a estratégia europeia Farm to Fork.

A Agenda 2030 é fruto de um trabalho em conjunto de governos e cidadãos de todo o mundo, para que seja criado um novo modelo global para derrubar a pobreza e promover o bem-estar de todos. Portugal teve uma participação importante neste projeto, com destaque na sociedade para que esta seja mais pacífica e inclusiva.

A estratégia europeia Farm to Fork, é um plano que define medidas regulamentares e não regulamentares para atingir sistemas alimentares mais sustentáveis. Os alimentos europeus são considerados seguros, nutritivos e de alta qualidade. Existem seis áreas de destaque que são de um particular interesse para as indústrias da alimentação, estas áreas são: Política alimentar holística na EU; Recuperação da Covid-19; Baseado em evidências; Mercado único; Rotulagem na parte da frente da embalagem, e por último, a segurança alimentar.

Este questionário é um trabalho de investigação que está a ser desenvolvido por um grupo de trabalho da Carta para a Alimentação Saudável e Sustentável, é apenas uma análise de dados que podem resultar em sugestões para as políticas de saúde da universidade.

São efetuadas questões relativamente à alimentação que é realizada pelo agregado familiar relacionando com as dificuldades financeiras do mesmo desde setembro deste ano até à atualidade.

Neste sentido, todos os estudantes estão convidados a responder a este pequeno questionário, para que se obtenham dados que vão ser analisados, os quais podem resultar em propostas para a universidade.

Rita Reboredo

Imagem: Carolina Fernandes