Pela porta certa, mas entrou com o pé errado

Pela porta certa, mas entrou com o pé errado

No dia 16, estreou a nova adaptação cinematográfica da franquia de jogos Resident Evil com o filme Resident Evil: Raccoon City, dirigido por Johannes Roberts.

O filme inspira-se nos primeiros jogos da saga e apresenta-nos uma estória diferente quer dos jogos quer das outras adaptações anteriores de Resident Evil no grande ecrã, sendo que, este novo filme foca-se em capturar um pouco mais a essência de terror da franquia. Após tantos anos, e filmes dececionantes, esta nova interpretação aparentava ser uma lufada de ar fresco, uma nova visão que parecia inspirar-se mais nos jogos, na estética de terror e com uma ação mais realista.

Assim, este novo filme foi de facto uma melhoria tendo em conta todas as tentativas passadas de adaptar Resident Evil, mas infelizmente este novo filme não passa de um novo filme de ação com zombies. Apesar do material original fornecer o suficiente para uma estória com boa ação, bons personagens e um enredo interessante a adaptação fílmica acabou por deixar de parte e alterar o suficiente do original para perder o que era preciso para se destacar. A estória e a setting aparentam estar corretas, mas a narrativa toma certas liberdades com o material original que pouco ajudam a estória e que deixam os fãs dos jogos algo confusos.

Além disso, este novo filme falha redondamente na sua tentativa de ser um filme de terror, usando apenas os típicos jump scares e barulhos e música alta para tentar assustar a audiência o que não assusta ninguém, só aleija os tímpanos.

Em toda a honestidade, as expectativas deste filme eram bastante baixas, desta hora e meia de entretenimento só esperava não adormecer ou sentir-me aborrecido e ao menos esse simples objetivo este filme conseguiu cumprir. Há momentos de ação que demonstram criatividade e originalidade, pequenos momentos que juntos conseguem redimir o filme, no entanto só estes pequenos flashes de coisas boas não são o suficiente para o salvar.

As pessoas que não estão a par de Resident Evil irão apenas tirar da visualização deste filme uns quantos momentos com uns monstros fixes e violência, os fãs de Resident Evil irão apenas apontar para o ecrã e dizer: Ei eu sei quem é esse! Ei, eu sei o que é aquilo!

Em conclusão, Resident Evil: Raccoon City aproxima-se mais dos jogos do que qualquer outro filme até agora, tem uma boa dose de ação, no entanto falha em produzir algo novo e de interesse, tonando-se apenas noutro filme de terror com monstros.

Rui Pinto