Mostra de Natal das Freguesias

Mostra de Natal das Freguesias

Realizou-se este sábado o segundo dia da Mostra de Natal das Freguesias, o evento teve início sexta-feira, na Praça do Município e permanecerá até este domingo, dia 12 de dezembro, das 10h até às 19h. Nestes três dias, as freguesias vêm até o centro histórico de Vila Real e trazem consigo as suas culturas e tradições locais.

As freguesias presentes trouxeram um pouco dos seus costumes, em formas gastronómicas e artísticas. A freguesia de Andrães trouxe o seu Mel popular, e a Freguesia de Borbela e Lamas de Olo representaram a apicultura local.

A gastronomia tem tido destaque com excelentes doces, como o bolo mármore e o bolo-rei, acompanhados pelo vinho quente, que calham muito bem com a chegada do inverno.

A freguesia de Mateus trouxe as suas variadas e belíssimas esculturas de madeira. Mondrões também esteve presente com as famosas loiças de barro, feitas a mão com grande dedicação e cuidado por parte de seus artesões. Além das loiças, a mostra também contou com seu prestigiado leitão assado.

Para quem aprecia um bom licor, a freguesia de Pena, Quintã e Vila Cova presenteou os habitantes de Vila Real com um licor caseiro de laranja.

Já para aqueles que apreciam arte e artesanato, as freguesias de Lordelo, Parada de Cunhos e Vila Marim apresentam panos feitos à mão, que chamam à atenção pela delicadeza e beleza de cada bordado.

Além destas, muitas outras freguesias estão presentes a mostrar e oferecer um pouco das suas histórias e tradições.

Cássia Teixeira

Imagem: Inês Rodrigues