Vinte anos depois a UTAD e o Douro Património Mundial

Vinte anos depois a UTAD e o Douro Património Mundial

Ontem, dia 14 de dezembro, assinalaram-se os 20 anos de classificação do Alto Douro Vinhateiro, sendo este um património mundial da UNESCO desde 2001, na categoria de Paisagem Cultural Evolutiva e Viva. A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, recordou alguns momentos históricos.

A UTAD elaborou o processo de candidatura do Alto Douro Vinhateiro a património mundial da UNESCO, no domínio das ações do CEDR (Centro de Estudos de Desenvolvimento Regional).

Vinte anos depois, o professor Fernando Bianchi de Aguiar, atual docente da UTAD, foi convidado pelo presidente da fundação Afonso Henriques, para liderar o processo da candidatura do Alto Douro Vinhateiro a Património Mundial da Humanidade, que foi entregue no ano de 2000 pela mesma.

Em janeiro no ano de 2001, ocorreu um contrato entre a UTAD e a Fundação Rei Afonso Henriques.

Pelo Plano Intermunicipal, são abrangidos 13 concelhos, dos quais passaram a fazer parte do território classificado pela UNESCO.

Apesar de passado vinte anos após a classificação pela UNESCO, e a zona do Alto Douro estar num patamar de excelência, nem tudo melhorou como foi o caso da população, que neste período de tempo a região perdeu 30 mil habitantes, daí terem como objetivo a fixação de pessoas.

A equipa multidisciplinar que esteve na origem da candidatura é composta por docentes e investigadores da UTAD.

Rita Reboredo

Imagem: UTAD