Aprender a lidar com o autismo

O autismo é das doenças mais presentes nas nossas vidas e afeta uma em cada mil crianças em idade escolar, em Portugal. Sendo um dos temas mais abordados em palestras, a “Associação Vencer Autismo” realizará uma palestra gratuita no Peso da Régua, no Auditório Municipal.

Dia 7 de fevereiro, pelas 18h00, poderá assistir a uma conversa aberta ao público com a participação do Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta e da Câmara Municipal. Será debatido o autismo, técnicas úteis para lidar com a doença e casos de sucesso onde a doença consegue, de facto, ser vencida.

Estando Portugal tão atrasado em relação a certos temas, é fundamental a existência de atividades como esta. São várias as famílias que se veem confrontadas com o autismo e, por vezes, não sabem como reagir. Nem sempre houve informações tão claras e de fácil acesso como agora. Durante muito tempo, doenças como o autismo e síndrome de Down eram vistas como tabu. As pessoas acabavam por cuidar das crianças da melhor maneira que sabiam. No entanto, pouco ou nada sabiam sobre a enfermidade em si. Palestras, panfletos, entrevistas e reportagens são dos métodos mais usados para a aproximação ao público. Tornou-se muito mais fácil, atualmente, saber o que fazer em determinadas situações de dúvida. Existe um vasto leque de informação e suportes disponíveis online onde as pessoas podem expor as suas questões e, em simultâneo, partilhar a sua própria experiência.

Também a criação de organizações e instituições ajudam diariamente na integração das crianças autistas. A APPDA, Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo, é um dos exemplos. Trata-se do primeiro centro a ser criado em Portugal com o intuito de ajudar não só os indivíduos diagnosticados com autismo, mas também as pessoas que os rodeiam. Muitas vezes, os participantes neste tipo de ações têm a oportunidade de ficar com comprovativos das técnicas aprendidas. A palestra que decorrerá no Peso da Régua, oferece a possibilidade de adquisição de certificado. 0s mesmos têm um custo de 5€ e poderão ser solicitados no ato da inscrição em https://goo.gl/jgDQiH

Alexandra Fonseca