Seminários de Gestão prometem “bom porto”

Seminários de Gestão prometem “bom porto”

Organizadas pelos finalistas da licenciatura em Gestão, a primeira destas palestras decorreu a 20 de março, no Auditório 1.10 do Polo I da ECHS. Contou com a presença do Diretor de Relações Institucionais no Doutor Finanças, Joaquim Felisberto, e discutiu-se Literacia Financeira.

Com o tema “Manual de sobrevivência pós curso”, a palestra do especialista financeiro abordou questões consideradas essenciais na gestão do dinheiro de uma pessoa. “O caminho para o bem-estar passa pelo bem-estar financeiro”, afirmou o palestrante. Assim, ao longo de cerca de hora e meia, foram discutidos tópicos desde a poupança ao investimento, passando pelos diversos tipos de contrato, salário bruto vs líquido, a criação e manutenção de orçamentos pessoais, o IRS Jovem e mais.

Este tipo de eventos é de uma importância vital porque a maioria das pessoas não têm conhecimentos nem noção do que lhes espera na vida ativa”, afirma Joaquim Felisberto ao Torgador, defendendo ainda a promoção ativa da literacia financeira nas escolas e nos diversos cursos académicos.

Ricardo Sousa, estudante do terceiro ano da licenciatura em Gestão, afirma que estes Seminários procuram “pôr em prática conhecimentos não lecionados em aula” e que, por enquanto, são uma espécie de “experiência” com o propósito de dar continuidade nos anos seguintes. Refere ainda que a ideia surgiu do professor António Gomes Dias e da restante direção de curso para dinamizar a licenciatura.

Esta palestra contou com um custo de participação de dois euros, com certificado de participação e com o patrocínio da Doutor Finanças, da CNorth e da Bison Bank. A próxima palestra decorre na sala 1.10 do Pólo I da ECHS a três de abril com a participação de Renato Garrido Matos, Vogal Executivo do Conselho de Administração do IPO do Porto, com o tema da Gestão da Saúde.

Joaquim Duarte

Imagem: Seminários de Gestão