Dobradinha da Ferrari no GP da Austrália

Dobradinha da Ferrari no GP da Austrália

Depois de uma semana sem carros na pista, a Fórmula 1 voltou, desta vez, em Melbourne na Austrália.

Com os treinos livres bastante equilibrados, aconteceu uma situação curiosa, no primeiro treino livre, Alex Albon perdeu o controlo da sua Williams e bateu, destruindo por completo o carro. Com a situação financeira da equipa, a Williams informou que não iriam conseguir recuperar o carro para o resto do fim de semana, ficando apenas com um carro para os restantes treinos, qualificação e corrida.
Contudo, a Williams optou por retirar Logan Sargeant do resto do fim de semana e colocar Alex Albon no único carro que tinham.

Na qualificação, começando pelo Q1, os carros foram para a pista o mais rápido possível para fazerem as suas voltas, com os tempos de volta a ficarem muito próximos. Foram eliminados no Q1, Zhou, Daniel Ricciardo, Pierre Gasly e Nico Hulkenberg.

Já na segunda parte da qualificação, novamente, os pilotos ficaram muito próximos uns dos outros, com a diferença entre os tempos a ser muito pequena. Como destaque negativo, Lewis Hamilton foi eliminado no Q2, juntamente com Esteban Ocon, Kevin Magnussen, Valteri Bottas e Alex Albon.

Na última parte da qualificação, os pilotos foram rapidamente para a pista na luta pela volta mais rápida da sessão, e acabou por ser Max Verstappen da Red Bull a fazer o tempo mais rápido e a conquistar a Pole Position para o Grande Prémio da Austrália. Carlos Sainz, da Ferrari, haveria de arrancar ao lado na segunda posição; Sérgio Perez fez o terceiro tempo mais rápido, mas levou uma punição de três lugares na grelha de partida, arrancando, assim, no sexto lugar. Lando Norris, da McLaren, assumiria o terceiro posto.

Luzes apagadas, deu-se o início ao Grande Prémio, e logo na segunda volta, a Ferrari de Carlos Sainz conseguiu ultrapassar Max Verstappen, assumindo a liderança da corrida.

Na quinta volta, aparecia o primeiro abandono, com o atual líder do campeonato, Max Verstappen, a ter problemas na sua Red Bull e a abandonar a corrida logo no início. Sem o campeão do mundo na corrida, Sainz abriu uma vantagem confortável para o segundo colocado, Lando Norris, que lhe permitisse gerir a corrida.

Na décima sétima volta, mais um abandono. A Mercedes de Lewis Hamilton teve uma falha no motor e mais um campeão do mundo teve de abandonar. Um virtual safety car foi ativado, e Fernando Alonso aproveitou para parar na box e mudar os seus pneus.

Com várias ultrapassagens e uma corrida muito disputada, na metade da prova, tínhamos as duas Ferrari nas duas primeiras posições e as duas McLaren logo atrás com o Red Bull de Sérgio Perez na quinta posição.
As segundas paragens começaram, com Charles Leclerc a ser o primeiro a parar para colocar um novo jogo de pneus duros e Sérgio Perez a parar logo a seguir para também colocar outros pneus do mesmo calibre.

Na última volta, George Russel destruiu a sua Mercedes na parede, com a equipa a sair da Austrália sem qualquer ponto.

A corrida acabou então com uma dobradinha da Ferrari, com Carlos Sainz em primeiro e Charles Leclerc em segundo. Lando Norris haveria de completar o pódio e Oscar Piastri terminou em quarto, com um excelente resultado para a McLaren.

A Fórmula 1 segue agora para o Japão para a realização da quarta etapa do campeonato.

Texto: Rodrigo Fraguito
Imagem: Sportmediaset