Rede Portuguesa de Pensamento Crítico junta 45 instituições de Ensino Superior

Rede Portuguesa de Pensamento Crítico junta 45 instituições de Ensino Superior

A Rede Portuguesa de Pensamento Crítico no Ensino Superior – “CrithinkNet” tem o objetivo de desenvolver competências chave que capacitem os estudantes para os desafios globais do século XXI. Esta Rede, que trabalha de Norte a Sul e não esquece as ilhas, conta com a cooperação de mais de 130 docentes de 45 instituições públicas e privadas.

O ano Europeu das Competências termina a 8 de maio de 2024 e foi no passado dia 19 de janeiro que, na Universidade de Coimbra, decorreu a sessão de apresentação. Cristina Albuquerque, Vice-Reitora para o Ensino e Atratividade da UC, destacou a sua satisfação ao acolher esta iniciativa e salientou a importância da mesma. Na sessão estiveram presentes também Ronald Barnett, professor emérito do Instituto de Educação da Universidade de Londres, e Cassie Hague, representante do projeto da OCDE “Fostering and assessing students’ creative and critical thinking skills in higher education”, que apresentaram perspetivas globais que evidenciaram a importância do pensamento crítico no contexto académico a nível internacional.

A CrithinkNet conta, ainda, com o apoio institucional da Associação Portuguesa de Ensino Superior Privado e do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos e foi ainda iniciado o contacto com o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas. Esta união com vista ao pensamento crítico nasceu na sequência do projeto Erasmus+ “Crithinkedu – Critical Thinking in the European Higher Education Curricula” e do projeto da OCDE “Fostering Critical and Creative Thinking in Higher Education”, no qual participaram várias instituições de Ensino Superior portuguesas.

E porque as constantes e aceleradas mudanças da realidade nacional e até mesmo global em que os jovens se inserem, exige estudantes participativos, com a capacidade de pensar e agir de forma crítica, a Rede liderada pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro vai intensificar o trabalho de investigação que tem vindo a ser desenvolvido, promovendo atividades e recursos que proporcionam aos membros da Rede, a formação regular e a organização de eventos como o Dia Interinstitucional do Pensamento Crítico. O reitor da UTAD, Emídio Gomes, sublinha que “para a UTAD e para todos os elementos da Rede, este dia é um marco importante para impulsionar a inovação pedagógica no sistema de Ensino Superior Português”.                                                                                                     

Margarida de Castro

Imagem: CrithinkNet