Bloco de Esquerda preocupado com situação da urgência pediátrica em Vila Real

Bloco de Esquerda preocupado com situação da urgência pediátrica em Vila Real

No passado dia 3 de novembro, a deputada do Bloco de Esquerda (BE) na Assembleia da República, Isabel Pires, reuniu-se com a administração do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) devido aos recentes problemas da unidade hospitalar.

O CHTMAD tem enfrentado problemas nas urgência pediátrica, tendo-se estendido mais recentemente à especialidade ortopédica.

A deputada aponta ter retirado duas notas essenciais, começando por apontar a grande questão da falta de profissionais de saúde. Na especialidade da pediatria já se sente esta dificuldade há mais tempo devido à incapacidade de fixar e trazer médicos para esta área da medicina, acrescenta Isabel Pires.

A representante do BE aponta ainda um crescente obstáculo em fixar médicos, bem como profissionais de outras áreas, no interior do país, especialmente quando se fala em jovens recém especializados. Destaca-se também a urgência em dar resposta às reivindicações dos profissionais de saúde para que os serviços em declínio possam voltar a funcionar com normalidade.

Na opinião da bloquista, é necessária uma revisão à tabela de renumerações, tal como refletir sobre um possível investimento em áreas específicas para que se possa diferenciar as especialidades e assim incentivar mais especialistas para as menos procuradas. Também surgiu a possibilidade de, tal como na Covilhã, a UTAD passar a lecionar mais cursos na área de saúde e, deste modo, haver desde cedo uma maior inserção dos jovens nestes locais.

Por fim, a deputada Isabel Pires demonstra a sua expectativa de que brevemente o governo se aproxime de uma solução real e que seja possível resolver estes transtornos que assombram o Sistema Nacional de Saúde.

Texto: Margarida Silva

Imagem: Carlos Cardoso