Esta sexta-feira, a seleção nacional garantiu a presença no Europeu 2024, que será disputado na Alemanha. O triunfo sobre a Eslováquia permitiu a Portugal a qualificação mais rápida da história, faltando ainda três jornadas.
Portugal, aos sete minutos, quase inaugura o marcador. Vários remates na pequena área não conseguiram atingir as redes da baliza eslovaca. Contudo, Bruno Fernandes no início da jogada estava em posição irregular.
Contra a corrente do jogo, a seleção eslovaca quase gela o Estádio do Dragão. Cruzamento da esquerda por parte de Hancko e António Silva a desviar a bola para a baliza, valeram os reflexos de Diogo Costa e a trave para manterem o nulo.
Foram precisos 18 minutos para Portugal adiantar-se no marcador. Gonçalo Ramos saltou mais alto para receber o cruzamento de Bruno Fernandes e de cabeça bateu Dubravka.
A seleção portuguesa continuava a ameaçar e dez minutos depois aumentou a vantagem. Grande penalidade assinalada a favor de Portugal e Cristiano Ronaldo não desperdiçou.
A primeira parte foi de sentido único e o marcador poderia ser diferente se Ronaldo não desperdiça-se algumas oportunidades. A Eslováquia foi para intervalo sem qualquer remate à baliza de Diogo Costa.
Durante o intervalo a seleção nacional de râguebi foi homenageada. Os Lobos tiveram uma campanha histórica no Mundial de França, tendo alcançado a primeira vitória de sempre em fases finais da prova.
A segunda parte começa com Portugal com o pé no acelerador. Praticava o seu futebol no meio-campo adversário, encostando a seleção eslovaca às cordas.
Desligado do jogo, Portugal sofre o primeiro golo nesta fase de apuramento. Hancko com um remate de fora da área bate Diogo Costa. O remate do eslovaco sofreu um desvio de António Silva.
A resposta não poderia ser melhor. Cruzamento de Bruno Fernandes é meio golo e Ronaldo bisa na partida. Aos 72 minutos, Portugal voltava a ter uma margem de dois golos.
A dez minutos dos 90, a Eslováquia volta a reduzir. Lobotka com um remate de fora da área bate Diogo Costa. Os remates da meia distância eram o calcanhar de Aquiles da seleção nacional.
O marcador não se alterou. Portugal vence a Eslováquia por três bolas a duas e apura-se para o Europeu de 2024 com pelo menos 21 pontos. Apesar da derrota, a Eslováquia mantém o segundo lugar do grupo, devido ao empate entre a Islândia o Luxemburgo.
A comitiva portuguesa volta a jogar no dia 16 de outubro frente à Bósnia e Herzegovina, em Zenica. Enquanto, os eslovacos vão até ao Luxemburgo, jogo muito importante, pois as duas seleções disputam o segundo lugar do grupo J.
Homem do Jogo
Cristiano Ronaldo
Antes do jogo, o capitão português foi homenageado pelas suas 200 internalizações de quinas ao peito. Ronaldo com dois golos permitiu que o apuramento para o Europeu na Alemanha se tornasse mais fácil. 125 golos ao serviço da seleção.
Texto: Gonçalo Carneiro
Imagem: FPF