Autarca de Boticas acusa AGIF de não articular com as autarquias

Autarca de Boticas acusa AGIF de não articular com as autarquias

Nesta quarta-feira, 13 de setembro, foi realizado uma audiência a propósito do planeamento e prevenção dos incêndios rurais.

Com a presença de Fernando Queiroga (PSD), a representar a ANMP, na comissão parlamentar de Administração Pública, Ordenamento do Território e Poder Local, este afirmou que a Agência de Gestão Integrada de Fogos Rurais nunca se articulou com as autarquias e que as reuniões têm sido “um bocado violentas”, impondo-lhes até os Planos Regionais de Ação sob a “ameaça” de que, sem esse passo, não haveria verbas. Frisou também que, “caso a Carta de Perigosidade tivesse entrado em vigor, os Municípios do Interior do país veriam comprometida a possibilidade de construírem equipamentos de apoio à agricultura, já que todo o seu território se encontrava em risco máximo”.

O vogal da ANMP afirmou que as palavras proferidas pelo Presidente da AGIF, Tiago Oliveira, eram falsas e recusou ainda as críticas do responsável da AGIF, onde este afirma que os bombeiros eram financiados em função da área ardida.

Paula Martins

Imagem: Universidade FM