Já são conhecidos os vencedores do projeto UI-TRANSFER

Já são conhecidos os vencedores do projeto UI-TRANSFER

No dia 21 de junho, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) foi a montra de 15 provas de conceito dos parceiros do UI-TRANSFER, sendo este um projeto que engloba ainda as universidades de Aveiro, Coimbra, Porto e TecMinho. “Platgen”, “OceanCare” e “GreenNanoVax” foram os grandes vencedores desta sessão.

O objetivo do UI-TRANSFER é aumentar o potencial de valorização do conhecimento científico e tecnológico, através de dinâmicas de rede, possibilitando a viabilização, a aceleração e a capitalização de projetos inovadores no mercado, particularmente a realização de concursos de provas de conceito nas diversas universidades, bem como aproximação entre as universidades e as empresas.

Nascido na academia de Trás-os-Montes, o projeto “Platgen” propõe uma solução terapêutica inovadora para o tratamento eficaz de lesões cutâneas graves em gatos e cães. Na área da engenharia e aplicações industriais, o “OceanCare” pretende desenvolver revestimentos marítimos amigos do ambiente para prevenir bio-incrustações em cascos de embarcações, o que irá melhorar a performance e a durabilidade das embarcações de transporte marítimo, ultrapassando os atuais biocidas tóxicos ou de baixo rendimento. O “GreenNanoVax” quer desenvolver uma plataforma à nano escala, verde e sustentável para vacinação de peixes em aquacultura, numa altura em que este modo de produção está em franca expansão e a imunização ainda se baseia num arriscado processo do uso de microrganismos patogénicos inativados.

Para além das provas de conceito, o evento incluiu um workshop criativo acerca de “como construir discos voadores e outros projetos que (ainda) não aconteceram”.

Esta iniciativa veio dar a conhecer mais 12 projetos de prova de conceito, piloto e demonstradores dos restantes parceiros do UI-TRANSFER. Destinada a empresas, investigadores, entidades públicas e instituições de Ensino Superior, o objetivo foi suscitar o interesse do mercado nas áreas da saúde, biotecnologia, engenharia e aplicações industriais. Esta iniciativa foi cofinanciada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Compete 2020.

Inês Silva

Imagem: Direitos Reservados