MotoGP | Bagnaia vence o Grande Prémio dos Países Baixos numa uma corrida caótica

MotoGP | Bagnaia vence o Grande Prémio dos Países Baixos numa uma corrida caótica

O Grande prémio dos Países Baixos de MotoGP teve um triunfo italiano. Bagnaia foi o grande vencedor da prova, seguido de Marco Bezzecchi e, a fechar o pódio, Aleix Espargaro, numa corrida que ficou marcada pelas oito desistências, entre elas o nosso falcão, Miguel Oliveira.

Antes de irem para a pausa do verão, as equipas entraram na oitava ronda do Moto GP, que se realizou neste domingo em terreno neerlandês, a corrida contou com 26 voltas. Os três primeiros eram Marco Bezzecchi, que partia da primeira colocação, em segundo Francesco Bagnaia e a fechar o pódio Luca Marini, já Miguel Oliveira começava da 11º posição.

As luzes apagaram-se e a corrida começou, com os pilotos a tocarem-se na primeira curva, mas sem quedas. Brad Binder fez um arranque fenomenal e saltou para a liderança do grande prémio, Miguel Oliveira subiu para sexto lugar. O maior perdedor foi Fabio Quartararo, que acabaria por perder oito posições.

Entravamos para a segunda volta e nascia a primeira queda da corrida, para Jack Miller. O australiano a caiu, na curva um, e viu-se obrigado abandonar a prova.

Volta três e mais uma queda, desta vez foi entre dois pilotos ambos franceses, Johann Zarco e Fabio Quartararo, que ficou em mau estado após uma queda violenta. Terminava, assim, a corrida para ambos os pilotos, após Quartararo ter alargado a trajetória e caiu da sua moto que embateu com a de Zarco. Mais a frente Bagnaia passava a liderança da corrida.

Já na volta seguinte, mais uma queda, desta vez de Maverick Viñales, na curva oito.

Na volta sete, queda de Enea Bastianini, na curva cinco, com a Ducati Lenovo a incendiar-se.

Miguel Oliveira vinha a ter bastantes dificuldades na Aprilia a partir da 11ª volta, poucas voltas depois, foi obrigado a retirar-se, acabava assim uma boa prestação do piloto português que ficava fora dos pontos.

Na volta 15, Iker Lecuona entrava nas boxes também para abandonar, depois da sua moto mostrar uma anomalia durante a corrida.

Mais de metade da prova feita e havia sete desistências, e a corrida mais à frente, pelos lugares do pódio, estava ao rubro, com Bezzechi a ascender à segunda colocação e Espargaro a tentar entrar na luta, apesar de ter a asa da sua moto danificada.

Na volta 19, mais uma queda, Di Giannantonio no segundo setor, ficando assim 14 pilotos em corrida que iam conseguir pontuar se não desistissem.

Até ao final da corrida três pilotos lutavam pelo ultimo degrau do pódio, com Binder a conseguir terminar a corrida em terceiro lugar, depois de ter feito de tudo para travar os ataques de Espargaro e Martin.

Após a corrida terminar, a direção de prova penalizou Binder por ter passado os limites de pista, perdendo assim a oportunidade de ir ao pódio. Quem saiu beneficiado foi o espanhol Espargaro, depois de ter a asa dianteira danificada durante a prova toda.

O piloto do dia é difícil de escolher, porque Espargaro fez um ótimo trabalho ao acabar no terceiro lugar, com a sua Aprillia danificada, mas Binder foi um excelente piloto a demostrar como se defender dos adversários, com o pneu traseiro macio que já estava gasto nas ultimas voltas.

A Moto GP para agora para as ferias do verão, mas retorna em agosto, nos dias 4, 5 e 6 com mais corridas para a 9º ronda do campeonato em Silverstone, com transmissão na Sportv 4.

Texto: Fernando Morais

Imagem: Direitos Reservados