Nick Cassidy foi o grande vencedor do E-prix de Portland, este fim-de-semana, seguido de Jake Dennis e, a fechar o pódio, o português António Félix da Costa, numa corrida absolutamente fantástica, cheia de ultrapassagens e emoções ao rubro entre os pilotos.
A 12º ronda da Fórmula E realizou-se nesta madrugada de domingo em terro norte-americano, a corrida contou com 28 voltas, onde o attack modesituava-se no exterior da curva sete. O português partiu de sétimo lugar no seu monolugar da Porsche, já três primeiros classificados foram Jake Dennis a fazer a pole, de seguida Sacha Fenestraz e em terceiro lugar Norman Nato.
As luzes apagaram-se e a corrida começou com todos os pilotos a fazerem as curvas um e dois sem incidentes, com René Rast a subir a terceira posição, já o António foi o oposto, descendo para décimo.
Na quarta volta o piloto da Porsche ascendia a quarta colocação, demonstrando que o seu monolugar estava com um bom pace. Contudo, surgem bandeiras amarelas na curva sete, era o piloto de reserva da Mahindra, Roberto Merhi a sair da prova, num incidente que obrigou a intervenção do safety car.
A corrida estava bastante intensa, cheia de batalhas por posições. Já o António Félix da Costa subia para segundo lugar e era o piloto com mais overtakes, sendo que só ainda íamos na sexta volta.
A corrida acabaria por retomar na oitava volta, com Fenestraz a ir as boxes para colocar uma nova asa. O piloto português tinha entrado no attack mode com mais dois pilotos que estavam a lutar pelo primeiro lugar.
Na volta dez, António cairia cinco posições após ter ido novamente ao attack mode, só que não favoreceu muito o piloto da Porsche pois vinha haver novamente um acidente ao desfazer as curvas rápidas oito e nove, o piloto suíço da ABT cupra, Nico Müller bateu violentamente contra as barreiras, obrigando assim a entrada do safety car.
Volta 22 e o piloto luso passava para a liderança da corrida, já os McLaren tinham começado nos lugares de cima, andava no fundo da tabela.
Na volta 26 o diretor da prova dava a informação às equipas que iam ser adicionadas mais quatro voltas, após a corrida ter estado muito tempo atrás dos safety car.
Já nas voltas adicionais, Cassidy passaria para a liderança da prova onde iria conquistar a vitoria em Portland, com António a ficar sem energia para s voltas finais foi ultrapassado na ultima volta, perdendo assim o segundo lugar para Dennis.
O top dez foi Cassidy, Dennis e António Félix da Costa – a fechar os lugares de pódio -, seguidos de Evans, Buemi, Günther, Di Grassi, Wehrlein, Nato e por fim Frijns.
O piloto do dia foi sem dúvida António Félix da Costa pela enorme corrida e pelas 20 ultrapassagens ao longo da prova e de ter sido consistente que conseguiu chegar ao pódio.
A Fórmula E volta nos dias 15 e 16 de julho com mais corrida para a 13ª e 14ª ronda do campeonato em Roma, com transmissão na Eleven 6.
Texto: Fernando Morais
Imagem: Direitos Reservados