“O impossível demora apenas um pouco mais!”: os primeiros dois dias da UTAD Summit

“O impossível demora apenas um pouco mais!”: os primeiros dois dias da UTAD Summit

Na passada segunda-feira, dia 27 de fevereiro, deu-se início à UTAD Summit.

O evento junta as jornadas pedagógicas de Engenharia Informática, Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Engenharia e Gestão Industrial e Comunicação e Multimédia e conta com a presença de várias empresas das áreas em questão.

27/2 – Dia 1

O primeiro dia do evento iniciou-se às 9h30 com a Sessão de Abertura. Esta contou com o Professor João Barroso; Paulo Oliveira; Diogo Machado, presidente da AAUTAD; Leonardo Botelho, presidente do Núcleo de Estudantes de Engenharia Informática; e Miguel Barrias, presidente do Núcleo de Estudantes de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores.

Às 11h, na Aula Magna, aconteceu a primeira palestra do dia, da Deloitte, e intitulou-se de “Open mind, project the future. A dar from Deloitte´s Professionals”. Em seguida, no mesmo local, a ArquiConsult apresentou “ArquiConsult General Presentation”, pelas 12h.

A Neoception iniciou as sessões da tarde e, às 14h30, na Aula Magna, apresentou a palestra “Intralogística e Inteligência Artificial”. À mesma hora, mas no Auditório da AAUTAD, acontecia a primeira Round Table do evento, organizada pelo Núcleo de Estudantes de Engenharia e Gestão Industrial, onde foram discutidos “Os novos desafios e recursos da indústria 4.0”.

De volta à Aula Magna, às 16h João Rocha veio visitar um ambiente que já lhe era familiar. O outrora estudante de Comunicação e Multimédia apresentou ao público a sua palestra “Luz, Câmera, Ação”.

Em declarações a´O Torgador, João Rocha admitiu estar “feliz por voltar a casa e conhecer a nova geração” do seu curso. Teceu ainda elogios à ideia dos cursos colaborarem para fazer um evento conjunto e que “os cursos unidos acabam por ser mais fortes”. Deixou ainda uma mensagem aos alunos da UTAD e, na sua especificidade, de Comunicação e Multimédia, apelando para que estes procurem a sua evolução porque “o impossível demora apenas um pouco mais”.

Rui Rocha estuda Comunicação e Multimédia na UTAD e contou que esta já era a segunda vez a participar neste evento. “O que me traz aqui é a quantidade de informação que me está disponível, […] sem informação, não somos ninguém”, admitiu o estudante. Descreveu o primeiro dia como “incrível” e acrescentou que os palestrantes mostraram estar muito “à vontade” para interagir com o público. Não indiferente ao seu curso, contou que a sua atividade favorita foi a palestra com João Rocha, antigo aluno do curso que frequenta.

A Sessão de Encerramento do primeiro dia iniciou-se às 17h e foi marcada pelo giveaway diário de uns Apple Airpods.

Além das Palestras e Round Table do dia, também houve espaço para o entretenimento e, nessa noite, ocorreu a primeira Game Night do evento.

28/2 – Dia 2

As palestras do segundo dia do evento começaram com a interação da Outsmartis, às 9h30, na Aula Magna, nomeada de “How Startups Work”. Às 11h e no mesmo local, a Optare Solutions, que constitui o principal patrocínio do evento, apresentou a palestra “5G e Edge Computing”.

Da parte da tarda, pelas 14h30, a ActiveSys deu a última palestra do dia, na Aula Magna. O resto da tarde foi completada com Workshops e Round Tables.

Assim, às 14h30, na Biblioteca, a Deloitte iniciava o primeiro Workshop do evento, “Low code step-by-step guidance with ServiceNow Playbooks”. No Polo I – ECT, o segundo Workshop, guiado pela Optare Solutions, deu início às 16h e tratou o tema “Arquiteturas Hexagonais”.

A Round Table do dia foi organizada pelo Núcleo de Estudantes de Engenharia Informática e teve lugar na Aula Magna, pelas 16h. Lá, foi debatido o tema “Grupos estudantis e a formação contínua de engenheiros informáticos: como se manter atualizado na carreira”.

Neste segundo dia da UTAD Summit, O Torgador acompanhou a Feira de Emprego, que está a decorrer ao longo de todos os dias do evento, e falou com duas das empresas participantes, a Openvia e a Tlantic.

A Openvia é uma empresa que trabalha com concessionários e autoestradas, de modo a conseguir “ter todos os dados, desde o momento em que alguém entra numa autoestrada, a que passa numa scout Via Verde, até ao momento do pagamento”. Francisco, um dos representantes da Openvia, falou ainda sobre alguns dos produtos que a empresa desenvolve, que podem ser vistos na Feira de Emprego.

Quando questionados sobre o seu objetivo ao participar nestas feiras, a empresa admitiu que, como têm um “núcleo bastante jovem”, procuram cativar estudantes que conhecem neste tipo de eventos para que, numa possibilidade futura, possam trabalhar com eles. Acrescentaram também que maior parte dos novos integrantes da Openvia são recém licenciado, na sua maioria da UTAD. “Reparo que, em comparação ao ano passado, há menos alunos, mas o fluxo é bastante melhor. Conseguimos falar com todos muito bem.”, disse Rui, outro dos representantes da Openvia.

A Tlantic admitiu que apenas começou a participar neste tipo de feiras o ano passado, mas que, neste espaço de um ano, já tiveram a oportunidade de visitar várias. Mostraram-se satisfeitos com a adesão e disseram que a empresa utiliza estas oportunidades para “recrutar pessoas, tanto para estágio como para emprego” e para dar a conhecer a sua empresa, visto que é uma área muito vasta.

O Torgador conversou também com Leonardo Botelho, o presidente do Núcleo de Estudantes de Engenharia Informática, que deu o balanço pessoal destes dois primeiros dias. O membro da equipa que organizou o evento declarou que estão a conseguir “providenciar as palestras, formações extracurriculares e, acima de tudo, as soft skills.

Acredita que, com as speed interviews e as palestras, os estudantes estão a ter a oportunidade de interagir com as empresas, de modo a que no futuro tenham maior facilidade a ingressar no mercado de trabalho. Relembra, ainda, que o evento é organizado por quatro cursos, o que ajuda a “desenvolver o networking” e a interação entre diferentes áreas.

A Sessão de Encerramento do segundo dia deu-se à mesma hora do dia anterior, às 17h. Neste dia foi sorteado um Huawei Watch GT3.

A UTAD Summit continua nos primeiros três dias do mês de março, terminando na próxima sexta-feira, dia 3.

Cobertura: Carolina Castro e Carlos Cardoso

Fotografia: José Pedro e Carolina Castro

Montagem do Artigo: Diogo Linhares