O desafio das cores: Are you in?

O desafio das cores: Are you in?

A Psicologia das Cores pode ser explicada através do efeito das cores no comportamento humano, aplicado a todas as ações que temos, consciente e inconscientemente, no nosso dia a dia. A cor tem a capacidade de influenciar cada pessoa, tanto a nível fisiológico como psicológico, intervindo no seu quotidiano, criando uma panóplia de sentimentos desde a alegria à tristeza, da exaltação à depressão, da atividade à passividade e por aí adiante (Farina et al., 2006). As cores, também podem gerar impressões, sensações e, até, reflexos sensoriais significativos. Por sua vez, tendem a ter um fator estimulante ou perturbante na emoção e consciência, podendo definir o nosso sentido de humor, emoções e desejos (CRIAP, n.d.; Farina et al., 2006).

A Psicologia das Cores examina a capacidade do nosso cérebro conseguir reconhecer a cor e convertê-la em um sentimento ou emoção. Esta pode ser explicada através da influência que as cores têm no comportamento humano, podendo ser aplicado a todas as ações que temos no nosso dia a dia. A título de exemplo, destacam-se os campos de marketing e relações-públicas, onde cada detalhe é cuidadosamente considerado para ter o efeito desejado sobre e consumidore. Cada cor é considerada e testada de acordo com a emoção que cada marca espera evocar nes clientes (CRIAP, n.d.).

A Psicologia das Cores reconhece oito emoções primárias e, cada uma das emoções é representada por uma cor que desempenha um papel de influência no comportamento do ser humano. Apesar de cores diferentes terem significados simbólicos diferentes de acordo com culturas distintas, o seu uso como suporte do pensamento simbólico na formulação de ideias e na associação de elementos é uma prática muito antiga e universal. As cores fundamentais representam a totalidade do universo. A linguagem visual que possui maior afinidade com as emoções é a cor, evidência corroborada pelo facto de esta possuir uma força significativa e poder ser utilizada para expressar e melhorar eficazmente a informação visual (Heller, 2022).

Na Tabela 1 é possível identificar diversas sensações e sentimentos que as diferentes cores são capazes de transmitir.

Tabela 1

Características das cores (CRIAP, n.d.)

CorSensação/ Sentimento
  AzulSensação de tranquilidade, serenidade e sossego. Produz poucos estímulos, pelo que tem o potencial de aumentar a produtividade. Pode ajudar a baixar a pressão do ritmo cardíaco. Sentimentos: Harmonia; Confiança; Seriedade.
  LaranjaSensação de energia, agitação e vontade de agir. Mistura a biologia e a psicologia e é agradavelmente estimulante e revigorante. Lembra-nos os sabores agradáveis, a infância, e quando usada com tons mais escuros, sugere estabilidade. Sentimentos: Transformação; Sociabilidade; Segurança.
  AmareloSensação de humor, estimulação, conforto e felicidade. Ligada ao otimismo, autoconfiança e energia e tem a capacidade de aguçar o foco e a inteligência. Sentimentos: Sabedoria; Otimismo; Alegria.
  VerdeSensação de harmonia com a natureza, paz e segurança. Esta cor transmite estabilidade e possibilidade. Tem um efeito calmante e pode ajudar a reduzir a tensão. Sentimentos: Perseverança; Sorte; Equilíbrio.
  BrancoSensação de limpeza, pureza, simplicidade e honestidade. É a cor da inocência e do bem. Sentimentos: Transparência; Paz; Leveza.
CastanhoSensação de materialismo, excitação, terra, casa, ar livre, confiabilidade, conforto, resistência, estabilidade e simplicidade.
  PretoSensação de poder, sexualidade, sofisticação, formalidade, elegância, riqueza, mistério, medo, anonimato, infelicidade, profundidade, estilo, mal, tristeza, remorso e raiva.
  Roxo/VioletaSensação de erotismo, realeza, nobreza, espiritualidade, cerimónia, mistério, transformação, sabedoria, conhecimento, iluminação, crueldade, arrogância, luto, poder, sensibilidade e intimidade.
RosaSimboliza amor, inocência, saúde, felicidade, satisfação, romantismo, charme, brincadeira, leveza, delicadeza e feminilidade.
VermelhoSensação de raiva, paixão, fúria, ira, desejo, excitação, energia, velocidade, força, poder, calor, amor, agressão, perigo, fogo, sangue, guerra e violência.

Assim, é possível constatar que as cores quentes podem provocar sentimentos de vigor, atividade e entusiasmo, enquanto as cores frias podem criar sentimentos de racionalismo, serenidade e profissionalismo. Para além disso, denota-se importante realçar que cada pessoa perceciona uma cor de forma diferente, uma vez que estas se encontram ligadas às experiências de vida tendo, deste modo, a capacidade de remeter para uma determinada recordação (CRIAP, n.d.).

Referências

CRIAP, I. (n.d.). Psicologia das Cores. www.institutocriap.com. https://www.institutocriap.com/blog/psicologia/psicologia-cores

Csillag, P. (2021). Comunicação com cores: Uma abordagem científica pela percepção visual. SENAI-SP Editora. https://books.google.com.br/books?hl=pt-PT&lr=&id=w7YTEAAAQBAJ&oi=fnd&pg=PA2&dq=psicologia+das+cores&ots=_7vcJ6DcUM&sig=YKTc1Vq3P283dlqqXx6GQHoaFzU#v=onepage&q=psicologia%20das%20cores&f=false

Farina, M., Bastos, D., & Perez, C. (2006). Psicodinâmica das cores em comunicação. Blucher.

Heller, E. (2022). A psicologia das cores: como as cores afetam a emoção e a razão. Editora Olhares. https://books.google.com.br/books?hl=pt-PT&lr=&id=Zl1lEAAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT3&dq=psicologia+das+cores&ots=tqFfgPM25r&sig=TJu3XkIBnZjz-8sq4Dvo8lVudUY#v=onepage&q=psicologia%20das%20cores&f=false