A 7ª edição do Boreal está aí à porta: conheça o alinhamento do festival de Inverno do Teatro de Vila Real

A 7ª edição do Boreal está aí à porta: conheça o alinhamento do festival de Inverno do Teatro de Vila Real

A 24 e 25 de fevereiro regressa o Boreal para a sua 7ª edição.

O Festival de Inverno do Teatro de Vila Real é dedicado à música alternativa, underground e emergente portuguesa, no entanto, este ano recebe, juntamente com os novos artistas, os Ena Pá 2000. A última digressão da banda de Manuel João Vieira tem o mote “40 anos daquilo a que não se pode chamar carreira” e passa uma última vez em Vila Real.

Nas últimas edições, a direção artística do Teatro de Vila Real abre uma vaga no cartaz para uma banda transmontana e, nesta edição, o lugar é ocupado pelo duo de música urbana Ibs x Jaur. O duo, com origens vila-realenses, mistura tecno e trap às influências dos subúrbios da cidade de Paris e conta, até agora, com os lançamentos do EP “WE ARE PROTECTED BY GOD” de 2022 e do single “RAW” de 2023.

O primeiro dia do festival destina-se à música cantada em português, e, para além dos cabeças de cartaz Ena Pá 2000, sobem ao palco do auditório Ana Luana Caiano e Bandua.

Ana Luana Caiano atua em formato one woman show e junta sons do dia a dia, como ela os define, música eletrónica e tradicional. O EP lançado em 2022 “Cheguei Tarde a Ontem” foi considerado um dos melhores discos do ano pela Blitz e pela Antena 3. Ana Luana Caiano também foi incluída no disco Novos Talentos Fnac 2022 com o tema “Nem Mal Me Queres”.

Os Bandua utilizam sonoridades de música tradicional com um folk eletrónico e são um dos grupos selecionados para o Festival RTP da Canção de 2023. O duo tem promovido o álbum homónimo lançado no ano passado.

Já no segundo dia do festival, as atuaçôes começam à tarde no Café-Concerto com a compositora April Marmara. Depois do álbum de estreia “New Home” lançado em 2018, a cantora lisboeta promete um novo LP em 2023. “Still Life” será o novo projeto de longa duração com 8 composições, recheadas de riffs hipnotizantes e relaxantes.

A noite de dia 25 começa com o concerto da banda local – Ibs X Jaur, seguido dos Beautiful Junkyards. Este grupo de multi-instrumentistas surgiu em 2012 e desde então já produziu quatro álbuns. Esta discografia foi o passaporte da banda para o estrangeiro, com passagens na rádio BBC Music e pela série Lodge 49 da Amazon Prime Video.

Em jeito de encerramento dos concertos nesta edição, o trio Conferência Inferno traz consigo, desde a cidade do Porto até ao palco do Auditório do Teatro de Vila Real, os eletrizantes lançamentos de intervenção “Bazar Esotérico” e “Ata Saturna”.

Para além dos concertos, as duas noites terminam com dj sets no Café Concerto com a escolha cuidada dos Maus Hábitos. Os DJs Mafalda Castro e Nuno Moutinho fecham as noites de 24 e 25 de fevereiro, respetivamente.

Depois de 2020, o Boreal regressa finalmente aos moldes habituais e sem qualquer restrição. Os bilhetes já estão disponíveis desde 8 de fevereiro e podem ser adquiridos na bilheteira do Teatro de Vila Real.

                                                                                                                                                   Pedro Esteves

Imagem: Teatro Municipal de Vila Real