Sala de Estudo da AAUTAD acolheu apresentação da lista única ao Conselho Geral

Sala de Estudo da AAUTAD acolheu apresentação da lista única ao Conselho Geral

A Lista A – Acreditamos nos estudantes como essência da academia, apresentou, na tarde desta quarta-feira, dia 7 de dezembro, as linhas orientadoras da candidatura.

A lista única, candidata às eleições intercalares para os representantes dos estudantes no Conselho Geral da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é composta por estudantes das cinco escolas da universidade, como já foi noticiado pelo nosso jornal.

A apresentação contou com a presença dos elementos da lista, bem como da sua mandatária e de estudantes que se dirigiram à Sala de Estudo da Associação Académica da UTAD (AAUTAD) para ouvir e esclarecer as suas dúvidas sobre a candidatura.

Diogo Machado, a frequentar o Mestrado em Engenharia Agronómica e cabeça de lista, introduziu a sessão, com uma breve apresentação dos seis constituintes da lista, bem como uma breve síntese do que é o Conselho Geral e quais as funções inerentes ao órgão ao qual se candidatam.

O estudante do Mestrado em Engenharia Agronómica começou a apresentação dos pilares da candidatura pela abordagem à Revisão Estatutária que está a ser levada a cabo pelo Conselho Geral, centrando como pontos prioritários da revisão, entre outros, os artigos 12º que aborda o traje académico; 16º onde se discute a representação dos estudantes neste órgão, que atualmente é de apenas quatro elementos; e 57º sobre o funcionamento das Comissões de Curso que devem fazer jus ao seu propósito.

No que toca às infraestruturas, Miguel Barrias, aluno do Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, salientou a necessidade da requalificação dos espaços e do material existente, bem como a sua manutenção de forma a poder acomodar o crescimento que tem vindo a ser verificado, passando pela reestruturação e abertura da unidade alimentar do Polo II da Escola de Ciências e Tecnologias (ECT).

A lista manifesta uma preocupação no que toca à Ação Social, defendendo que o preço das refeições na UTAD deva ser congelado face ao aumento do valor do IAS previsto para 2023, permitindo que não haja um agravamento da situação financeira dos estudantes que poderia levar, em certos casos, ao abandono escolar. Preveem ainda neste ponto como medidas a regulação das propinas dos 2º e 3º ciclos, a necessidade de aumentar a disponibilidade de alojamento, quer pela construção de novas residências, quer pela requalificação das existentes.

A transição digital é outra das bases da candidatura onde se apontam o reforço na formação e meios tecnológicas, didáticos e humanos, bem como dar ao cartão de estudante uma utilidade mais prática e abrangente e atualizar e modernizar a plataforma SIDE, uma importante ferramenta para os docentes e estudantes da UTAD.

No que toca à internacionalização, Marta Abreu, estudante da Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas reforça a necessidade de criação de parcerias e protocolos com Institutos de Ensino Superior estrangeiros para que possam usufruir desses, numa altura em que representam 12,5% do total de alunos matriculados na UTAD.

Num manifesto com 9 pilares, são ainda salientados, no que toca à Dimensão Pedagógica, a revisão organizacional dos estágios curriculares, a criação de uma comissão para a inovação pedagógica que possa promover a revisão e atualização dos métodos de ensino-aprendizagem, onde se incluem os questionários pedagógicos.

Já no que diz respeito à Valorização do Território, no entender de Teresa Correia, estudante do Mestrado em Engenharia do Ambiente, a preocupação da universidade transmontana deve ser a empregabilidade como motor de comunicação com o mercado de trabalho para os recém-formados, sendo um fator de valorização da região onde a UTAD se insere.

A inclusão dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o aumento dos incentivos à mobilidade, como o nível de infraestruturas oferecidas para uma adesão mais fácil e a reciclagem que não está de acordo com uma correta triagem dos resíduos por parte da empresa que faz a gestão dos mesmos são os principais pontos que reforçam o oitavo pilar da candidatura centrado num “Eco Campus verdadeiramente sustentável”.

Pedro Gonçalves, estudante da Licenciatura em Gestão, abordou o nono pilar denominado “Movimento da Nossa Academia” onde salientou as Ciências do Desporto como uma das áreas com maior impacto estratégico identificada pela UTAD havendo uma necessidade de requalificação dos espaços desportivos existentes e um acesso gratuito e menos burocrático e demorado dos mesmos. O associativismo foi ainda um dos pontos destacados pelo membro da lista.

A sessão teve ainda espaço para a colocação de questões e esclarecimento de dúvidas por parte dos estudantes presentes.

A campanha vai decorrer até ao próximo dia 11 de dezembro. O dia 12 será o dia de reflexão e o ato eleitoral está agendado para a próxima terça-feira, dia 13 de dezembro nas cinco escolas da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Texto e imagem: Carlos Cardoso