Futuro da região discutido no 20º Congresso da Federação Distrital de Vila Real do Partido Socialista

Futuro da região discutido no 20º Congresso da Federação Distrital de Vila Real do Partido Socialista

No passado dia 19, decorreu o 20º Congresso da Federação Distrital de Vila Real do Partido Socialista, no auditório municipal de Sabrosa.

Durante a sessão, defender o PS, o governo e o desenvolver a região e o distrito foram dos assuntos mais falados.

O congresso teve a presença do primeiro-ministro e secretário-geral do PS, António Costa, que agradeceu o trabalho do antigo presidente da federação e desejou votos de um bom mandato para o novo presidente.

António Costa disse também que o governo está 100% mobilizado para vencer a crise que Portugal está a passar e cumprir os compromissos da legislatura.

Foram abordadas algumas causas fundamentais para o futuro da região, sendo elas investir no trabalho, na habitação e na saúde mental.

Na sessão de encerramento esteve presente a Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, a Presidente do Congresso, Helena Lapa e o Presidente da Federação, Luís Machado.
A ministra Ana Catarina Mendes, no seu discurso final, falou sobre o que é ser político e estar ao serviço das populações. Destacou a taxa de desemprego abaixo da média da União Europeia e afirmou que o Orçamento de Estado é um compromisso para a geração futura, prometendo ainda manter o diálogo com os portugueses.

Luís Machado, presidente recém-eleito da federação do PS de Vila Real, no seu discurso, afirmou lutar pela redução do valor das portagens, pela eletrificação total da linha do douro, pela liberalização do preço da água, e outras medidas. Pretende também um aumento da oferta de serviços públicos nesta região e um processo de descentralização, o mais rápido possível, para “um distrito forte, competitivo, coeso, solidário, mas com pessoas”.

O presidente, no final do seu discurso, afirmou: “Todos temos de fazer escolhas e a escolha certa é o distrito de Vila Real e as suas pessoas”.

Alexandre Gracia

Imagem: Notícias de Vila Real