Investigadora da UTAD recebe distinção internacional

Investigadora da UTAD recebe distinção internacional

Catarina Vinhas Jota Baptista, Investigadora do CITAB (Centro de Investigação e Tecnologias Agroambientais e Biológicas) da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), recebeu o prémio internacional Rudolph Ippen Young Scientist Award 2022, distinguida pela European Association of Zoo and Wildlife Veterinarians. Este prémio destina-se a veterinários no início da carreira com contribuições significativas para a produção de conhecimento relativamente à ciência veterinária de animais silvestres, medicina da conservação ou medicina de animais de zoo.

A investigadora da UTAD desenvolve os seus estudos sobre o papel dos micros e macromamíferos como sentinelas para a saúde ambiental e a ecotoxicologia, contando com Paula A. Oliveira (CITAB-UTAD) como orientadora e tendo, também, a coorientação de Fernanda Seixas (CECAV-UTAD) e de José M. Gonzalo-Orden (da IBIOMED, Universidad de Léon, Espanha).

A jovem Catarina, que é também bolseira de doutoramento da FCT, recentemente publicou o livro “Wildlife Research for a Healthier Future” em co-autoria com os seus orientadores, e é frequentemente convidada para a disciplina opcional de Medicina de Animais Silvestres e da Conservação da FMV-ULisboa, instituição onde terminou o seu Mestrado Integrado.

Helena Menezes