CHTMAD em dívida com as Corporações de Bombeiros do Distrito de Vila Real

CHTMAD em dívida com as Corporações de Bombeiros do Distrito de Vila Real

Uma pergunta, assinada pelos deputados socialistas Fátima Correia Pinto, Agostinho Santa e Francisco Rocha, divulga que o Centro Hospital de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) está em dívida com as Corporações de Bombeiros do Distrito de Vila Real. O documento foi escrito no dia 15 de junho e entregue, ontem, na Assembleia da República.

Segundo o documento, “o Centro Hospital Trás-os-Montes e Alto Douro tem em dívida às Corporações de Bombeiros do Distrito cerca de um milhão de euros” e que este é “o maior atraso de pagamento a nível nacional”.

“O atraso no pagamento às Corporações de Bombeiros dos serviços prestados no transporte de doentes não urgentes acarreta sérios constrangimentos de tesouraria a estas Associações Humanitárias, agravando, desta forma, as dificuldades financeiras já sentidas pelo aumento dos gastos com o pessoal e o aumento sucessivo dos preços dos combustíveis”, revelam os parlamentares na pergunta.

Os deputados terminam o documento perguntando à Ministra da Saúde se tem “conhecimento da situação reportada relativamente ao atraso e ao montante em dívida do Centro Hospitalar Trás-os-Montes e Alto Douro às Corporações de Bombeiros do Distrito de Vila Real”. Os parlamentares questionam ainda as “soluções que serão adotadas de forma a garantir prazos e procedimentos de pagamento mais céleres por parte deste centro hospitalar”.

De acordo com a Universidade FM e após a pergunta dos deputados do PS, o CHTMAD comunicou que está a trabalhar com a Federação Distrital de Bombeiros, com o objetivo de “regularizar os montantes em dívida”. No comunicado, o CHTMAD afirma ainda que “está a realizar melhorias nos processos administrativos, com o objetivo de encurtar os prazos de pagamento às cerca de 140 entidades que transportam utentes na área de influência do CHTMAD”.

Marta Afonso