Colóquio

Colóquio

No dia 26 de maio, por volta das 9:30h, o Teatro Municipal de Vila Real recebeu, no seu pequeno auditório, várias figuras relevantes para o grande evento que foi “O Colóquio”. Para além dos vários palestrantes presentes nesta cerimónia, estavam também muitos outros via online, através da plataforma zoom.

Neste dia, o Colóquio comemorou os 100 anos de nascimento de José Craveirinha, poeta moçambicano, galardoado com vários prémios ao longo da sua carreira. No decorrer deste evento, que durou sensivelmente o dia todo, foram feitos alguns discursos e foi falado, naturalmente, da vida e obra do poeta José Craveirinha.

Quanto aos discursos, estiveram presentes nomes como Gonçalo Fernandes, vice-reitor da Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro; Mara Minhava, vereadora da Câmara Municipal de Vila Real; Madalena Oliveira, membro do Centro de Estudos de Comunicação e Cultura na Universidade do Minho; e ainda, Vitor Silva. 

Madalena Oliveira, durante o seu discurso, referiu que acredita que “este colóquio possa ser um momento para encontrarmos novos dilemas”.

Repleto de cultura e boa disposição, este dia foi certamente muito bem aproveitado não só pelos palestrantes, mas também por todos os amantes de literatura que foram assistir.

Bárbara Carvas