Auditório da AAUTAD recebe as Jornadas de Biologia

Auditório da AAUTAD recebe as Jornadas de Biologia

O auditório da AAUTAD, localizado no Pedrinhas, acolheu entre os dias 25, 26 e 27 de maio as Jornadas de Biologia, organizadas pelo Núcleo de Estudantes de Biologia, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

O primeiro dia iniciou com uma sessão de abertura que antecedeu o primeiro orador, Carlos Afonso, que levantou a temática da “desmaterialização e economia circular”. Num segundo momento, João Cabral abordou a questão da “exploração de energias renováveis e os impactos infraestruturais sobre a biodiversidade”. Na parte da tarde, Alexandra Monteiro foi responsável pelo debate sobre a qualidade do ar em 2050. Posteriormente, o último orador do dia, José Teixeira, tratou o tema “uso de charcos para mitigar alterações climáticas”.

A feira de entidades que abriu o segundo dia contou com a presença de instituições como a Associação Académica da UTAD, a Associação Nacional de Estudantes de Biologia e a Cavalum. Posteriormente, Mário Santos, docente de Ecologia da UTAD, deu uma sessão de esclarecimento aos participantes, mencionando questões como estágios curriculares. João Soutinho interveio, de seguida, com especial enfoque na integração e conservação da natureza em Lousada, integrando o projeto “Gigantes Verdes” na sua abordagem. Ana Valentim protagonizou o primeiro momento da tarde, com o levantamento da questão da Ciência Laboratorial Animal. Carlos Correia encerrou o dia com uma sessão relacionada com a ecofisiologia e o seu contributo para a produção agrícola sustentável face à crise climática.

O terceiro e último dia foi aberto por Francisco Álvares, acompanhado de uma apresentação relacionada com a investigação aplicada à conservação do Lobo Ibérico. Sandra Tavares integrou o painel de oradores com uma palestra sobre regulação citoesquelética e doenças oncológicas como o cancro. Durante a tarde, as Jornadas de Biologia contaram com a presença de Paula Gomes e a sua intervenção relacionada com a “utilização de microrganismos do solo como biofertilizantes e melhoradores do solo em práticas de gestão agrícola e florestal sustentável”. O último orador do evento, José Carlos Brito, foi o autor de uma apresentação sobre a conservação e biodiversidade em desertos e zonas áridas.

A organização do evento deu espaço a um momento denominado “Comunicações Orais”, onde os participantes cujos trabalhos foram submetidos numa pré-selecção, tiveram a oportunidade de os apresentar aos restantes integrantes das jornadas. No decorrer da manhã de sábado, o Núcleo de Estudantes de Biologia proporcionou uma série de workshops aos participantes em seguimento das jornadas.

A próxima edição do evento ainda não tem data marcada.

Sara Fardilhas