Flavienses batem cónegos e estão muito perto de uma subida à primeira divisão do futebol português.
O GD Chaves bateu o Moreirense FC, por duas bolas a zero, na passada noite de sábado, num jogo a contar para a 1º mão da eliminatória do play-off de subida para o 1º escalão do futebol português.
A primeira parte começou com uma disputa muito equilibrada. Ambas as equipas com posse de bola e a tentar criar perigo no meio campo adversário, mas nada aconteceu até ao minuto 16, onde João Teixeira bate um livre frontal, uns metros à frente do meio campo e faz um fantástico golo na baliza dos minhotos. A bola colocada no canto inferior direito foi demasiado potente para a reação de Kewin Silva, que não conseguiu impedir o primeiro golo do encontro.
Foi a partir do primeiro golo que os flavienses mostraram um maior domínio em campo, mas nada mais conseguiram fazer na primeira parte.
A segunda parte deste encontro começou com um Moreirense muito ofensivo à procura do empate, mas com uma grande falta de eficácia na finalização, conseguindo apenas fazer remates à figura, ou muito longe da baliza transmontana. Aos 68 minutos, João Correia ultrapassa com facilidade Pablo e Sori Mané e não perdoa Kewin Silva, finalizando de maneira brilhante a jogada com um remate potentíssimo à baliza dos minhotos.
O 2-0 parecia não agradar ao GD Chaves, procurando sempre o terceiro golo de vantagem sobre o Moreirense FC. Aos 78 minutos, os cónegos ainda tentaram reduzir a desvantagem com Galego a tentar criar perigo, mas um Paulo Vítor muito atento logo mostrou o poder da muralha flaviense.
Termina assim o jogo com o resultado de 2-0 para a equipa da casa, onde se ressaltam a qualidade absoluta de Guima no meio campo dos flavienses, bem como a 2º parte de João Correia que acabou também por marcar o 2º golo da equipa. Ainda na equipa da casa, destaque para a falta de eficácia das alas atacantes Batxi e Wellignton que falharam muitas ocasiões promissoras para a criação de golo. Do lado do Moreirense FC, um mau jogo por parte de Mané, que não parecia estar muito bem e que acabou substituído aos 69 minutos.
Em conferência de imprensa, Rui Mota, treinador adjunto do Moreirense FC, admite que nada está decidido e que tem a certeza que irão fazer um grande jogo na 2º mão. Por outro lado, Vitor Campelos, treinador do GD Chaves, afirmou irem para este segundo jogo como se estivesse 0-0.
A 2º mão desta eliminatória irá decorrer às 19:30 do dia 29 deste mês, em Moreira de Cónegos, onde será decidida a equipa que irá disputar na 1º divisão da liga portuguesa na época 2022/2023.
Texto: Rodrigo Costa
Imagem: José Andrade