V Edição das Jornadas de Serviço Social acontece na UTAD

V Edição das Jornadas de Serviço Social acontece na UTAD

Nos passados dias 2 e 3 de maio decorreu a V Edição das Jornadas de Serviço Social, no auditório da AAUTAD.

Estes dias contaram com a presença de variados palestrantes. O primeiro iniciou com Ilda Afonso, coordenadora da equipa de Intervenção com vítimas de violência sexual, do UMAR, no Porto, ativista dos direitos das mulheres, que se voltou para a temática da violência doméstica e o serviço social. Durante a tarde, Tiago Castro, psicólogo e técnico de apoio à vítima no Centro Gis – Centro de Respostas às Populações LGBT, palestrou sobre o tema LGBTQIA+: a discriminação e a violência. Seguiu-se uma palestra intitulada de “Comunidades Ciganas: Abordagens à Intervenção”, guiada por Francisco Azul, Ana Vilaverde e Marco Gonçalves. A sessão de palestras do primeiro dia fechou com Márcia Ribeiro, que nos demonstra a realidade dos cuidados paliativos através da temática “O Serviço Social e Cuidados Paliativos”. O dia acabou com a atuação de Diogo Linhares.

A  manhã do segundo dia contou com duas palestras: “Entre a regulação e a criatividade: modelos e práticas do Serviço Social na reinserção de pessoas com comportamentos aditivos e dependências”, guiada por Jorge Barbosa, que desenvolve trabalhos de formação e investigação sobre comportamentos aditivos e dependências, práticas do Serviço Social, reinserção social, redução de danos e medição social e comunitária; e “A experiência da metodologia participativa do photovoice no Bairro da Telheira e do Bairro Norad em Vila Real”, guiada por Catarina Oliveira. A tarde começou com Mário Gonçalves, integrante da Associação Centro de Vida Independente de Vila Real, que abordou a temática “A Discriminação das Pessoas com deficiência na Sociedade”. Deu-se, de seguida, a quarta palestra do dia com Melissa Sousa, dando a conhecer a temática da “Discriminação dos Refugiados na Sociedade”. A quinta palestra do dia contou com a presença de Nuno Teixeira, que abordou a “Experiência em acolhimento residencial: soluções, imperfeições, mitos e desafios”. A sessão de palestras das jornadas contou com a presença da Sra. Vereadora, Mara Minhava, acompanhada por Ana Pinto, para abordar a questão das “Políticas sociais de habitação e RSI”. As jornadas finalizaram-se com a atuação de Ana Fernandes.

Após estes dois dias, a presidente do Núcleo de Estudantes de Serviço Social, Sara Silva, salientou um “balanço positivo” das jornadas, sentindo-se realizada pelos objetivos cumpridos.

Diana Pinheiro

Imagem: Catarina Moura