FIIN volta em 2022 naquela que será a sua sexta edição

FIIN volta em 2022 naquela que será a sua sexta edição

A Câmara Municipal de Vila Real anunciou que o Festival Internacional de Imagem da Natureza (FIIN) terá a sua sexta edição a decorrer entre 13 e 25 de novembro de 2022. As inscrições iniciaram a 4 de abril, do presente ano, e vão estar abertas até 4 de julho.

Este projeto é criado para sensibilizar a sociedade quanto a causas ambientais e passar uma mensagem de preservação do património natural do planeta, através da fotografia, cinema ou desenho. Neste sentido, o festival apresenta quatro concursos diferentes: o Concurso de Desenho, o Concurso de Fotografia, o Concurso de Curtas-Metragens e o Concurso Juvenil de Imagem de Natureza.

Com candidaturas vindas de países como Afeganistão, Brasil e Rússia, nas últimas cinco edições foram avaliados, ao todo, cerca de 14 mil trabalhos.

No ano de 2021, o festival, segundo a organização do mesmo, bateu o recorde de inscrições para o Concurso de Curtas-Metragens, com mais de 2400 candidaturas, internacionalmente. Cerca de 90% destas foram enviadas do estrangeiro e 100 foram submetidas a júri para serem avaliadas.

O Concurso de Desenho é dividido em duas categorias: Desenho da Natureza e Desenho Científico. Assim, os premiados, na categoria Desenho da Natureza, de 2018 a 2021, foram Maria Alice de Rezende, Firsova Anastasya Vladimirovna, Lucas Lacerda de Souza e Berta Paramo, respetivamente. Já os vencedores para a categoria de Desenho Científico foram, seguindo a mesma ordem de anos, Robert James Long, Lucia Garces, Sandra Losada Blanco e Jessica Eggers.

No Concurso de Fotografia, existem quatros temas a competição: “Aves”, “Outra Fauna”, “Flora e Fungos” e “Paisagem e Habitats Naturais”. Na categoria “Aves”, os vencedores, desde 2018 até 2021, foram Maurício Adelino Lopes Soares, Mario Cea Sanchéz, Norberto Esteves e Victor Ortega Horcajo. Para o tema “Outra Fauna”, os premiados foram Maurício Adelino Lopes Soares, Mario Cea Sanchéz, Victor Ortega Horcajo e Manuel José R. P. Sanches. Shakhavan Osmani, Rafael Ruiz Fuente, David Frutos Egea e Marcio Antonio Esteves Cabral foram os galardoados na categoria “Flora e Fungos”. No último tema, “Paisagem e Habitats Naturais”, os vencedores foram, respetivamente, Sérgio Henrique Nilson Backes, Cristiana Damiano, Marco Nuno Gonçalves Moura e Javier Lafuente.

O Concurso de Curtas-Metragens não apresenta temas distintos, sendo premiada apenas uma curta-metragem por ano. Desta forma, a curta vencedora em 2018 foi “Hybrids”, realizado por Kim Tailhades, Florian Brauch, Matthieu Pujol, Yohan Thireau e Romain Thiron. Em 2019, foi “OKAVANGO”, realizado por Chris Schmid. Em 2020, o vencedor foi o português Bruno Caetano, com “O PECULIAR CRIME DO ESTRANHO SR. JACINTO”. Em 2021, o prémio foi para França, sendo entregue a Claire Eyheramendy, Simon Duclos e Pauline Gregoire, realizadores de “Dear Forest”.

O último concurso do festival, o Concurso Juvenil de Imagem da Natureza, introduzido pela primeira vez na edição de 2021, apresenta duas categorias: Fotografia da Natureza e Desenho da Natureza. Assim, o vencedor da primeira categoria foi Afonso Teixeira Pinto e, na categoria de Desenho da Natureza, a premiada foi Renata Correia Navio.

O FIIN está de regresso para a edição de 2022, alargando os seus horizontes com a iniciativa “As Escolas vão ao FIIN”. Esta complementa projetos dos anos anteriores como FIINVai às Escolas e o FIIN´Famílias.

Diogo Linhares