Que sonho comanda a tua vida?

Que sonho comanda a tua vida?

“O sonho comanda a vida” é a frase que mais sentido faz na minha cabeça. É através dos sonhos que damos significado à vida e esse, sim, é o grande motor que estimula o espírito e faz do Homem um criador por natureza.

Esta frase revela grande parte da nossa insatisfação, levando-nos a criar e a imaginar, constantemente, cenários sobre aquilo que não temos. Creio que, hoje em dia, as pessoas para serem felizes e saudáveis precisam de alimentar os seus sonhos e lutar por eles para que a vida não se torne árida e vazia… Pois é isso que acontece quando se perde a capacidade de sonhar.

Desde crianças, através dos desenhos animados, somos levados a acreditar que “nada é impossível”, onde as personagens satisfazem sonhos que levam a outros. Mas se investirmos e acreditarmos muito numa coisa, acabará certamente por se realizar. E digo-vos: Quem nunca sonhou, não pode dizer que teve por onde se guiar ou um objetivo a concretizar porque o sonho é a base do futuro, é onde a esperança do Homem nasce e onde tudo é realmente possível.

Já pensaram como seria a nossa infância sem as célebres frases que todos nós dissemos como «quando for grande quero ser cantora» ou «quero ser advogado como o meu pai»? Sem desejos e ambições para o futuro, a vida teria sequer algum significado? É importante sonhar, é importante fantasiar o impossível, ou melhor, o pouco provável porque no reino dos sonhos, a palavra «impossível» perde todo o significado. Neste reino temos a liberdade para escolher e idealizar o rumo das nossas vidas. Mesmo que o caminho desejado implique esforço e muito sacrifício, o sonho compensará sempre.

Tudo isto para dizer que é bom sonhar e que devemos continuar a fazê-lo, desde que não ultrapassemos os limites da razão, do bom senso e da sensibilidade humana. Aliás, como são os sonhos que comandam a vida e todas as nossas ações, o que seria de nós sem um guia, algo que nos oriente ou por que possamos lutar?

Inês Silva