Investigadoras da UTAD distinguidas pela Associação Portuguesa de Geólogos

Investigadoras da UTAD distinguidas pela Associação Portuguesa de Geólogos

As investigadoras da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Ana Maria Alencoão e Elisa Preto Gomes, conquistaram uma distinção por parte da Associação Portuguesa de Geólogos (APG), tornando-se assim as primeiras mulheres com esta condecoração. A cerimónia de homenagem decorreu no passado sábado, dia 9 de abril, pelas 9h30, nas instalações da academia transmontana.

Maria Elisa Preto, professora catedrática do departamento de Geologia da UTAD, confessa que esta atribuição se tratou de uma “total surpresa” quando se tornou do seu conhecimento. Revela que “dada a forte ligação e cooperação que sempre tive com as iniciativas da APG, senti-me muito honrada”. Acrescenta, ainda, que “sou sócia desde 20 de abril de 1983, ainda como estudante na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto”.

Ana Maria Alencoão, docente aposentada da UTAD, afirma, igualmente, preservar uma longa ligação à Associação Portuguesa de Geólogos: “sou sócia desde 1981 e participei em numerosos eventos desde o tempo em que ainda era aluna da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Na UTAD, colaborei nos eventos que foram organizados em parceria com a APG.” Confessou, igualmente, considerar que a organização merece um “sincero agradecimento, desejando que a APG continue o trabalho exemplar que tem vindo a desenvolver na divulgação da geologia.”

Gina Correia, membro da Comissão Diretiva da APG e ex-aluna da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, testemunha que “as professoras Ana Alencoão e Elisa Gomes têm tido um contributo inestimável na formação inicial e contínua de professores, no âmbito do ensino da Biologia e Geologia na UTAD”. Reforça, simultaneamente, que “têm desenvolvido um trabalho de relevo na divulgação do papel da geologia para uma cidadania ativa e esclarecida através de atividades de comunicação em ciência para o grande público”.

A Associação Portuguesa de Geólogos homenageia, anualmente, indivíduos que tenham contribuído com um papel significativo, tanto a nível pessoal como profissional, para a consciencialização da relevância da geologia na sociedade.

Esta cerimónia decorreu, pela primeira vez, na UTAD, integrando-se no Dia da APG.