Segundo dia das Jornadas de Ambiente na UTAD

Segundo dia das Jornadas de Ambiente na UTAD

Realizou-se, no passado dia 9 de março, o segundo e último dia das Jornadas de Ambiente, organizadas pelo Núcleo de Estudantes de Ambiente (NEA) da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). O evento decorreu na sala de estudo da UTAD e contou com várias palestras, três na parte da manhã e quatro no horário da tarde, concluindo com uma “mesa redonda”.  

A sessão teve início com a palestra da professora Sandra Mariza Monteiro, professora auxiliar do Departamento de Biologia e Ambiente da UTAD, sobre os contaminantes emergentes nos ecossistemas aquáticos e os seus efeitos adversos conhecidos, desconhecidos ou suspeitos. De seguida, teve lugar a palestra sobre uma gestão integrada da paisagem através de uma abordagem ecossistémica, inovando através da natureza, apresentada pela professora Sandra Cabecinha, professora auxiliar do Departamento de Biologia e Ambiente na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. O terceiro orador do dia foi o professor Paulo Favas, professor auxiliar no Departamento de Geologia da Escola de Ciências da Vida e do Ambiente da UTAD, com uma palestra sobre uma das suas áreas de investigação, a fitorremediação, como uma tecnologia “verde” para a remediação de águas e solos contaminados. 

Pela parte da tarde, as Jornadas de Ambiente receberam o Engenheiro Rui Pedro Sousa, licenciado em Engenharia do Ambiente pela UTAD e responsável pelo Programa de Educação para o Desenvolvimento Sustentável na empresa Águas do Norte SA, que palestrou acerca da importância e valor da água e alertou para a importância da educação para o desenvolvimento sustentável. Num segundo momento, o engenheiro Pedro Teiga, fundador e Diretor Executivo da empresa E.RIO Unip. Lda, apresentou a perspetiva de um engenheiro do ambiente na reabilitação de rios e ribeiras. A terceira palestra desta sessão foi apresentada pelo engenheiro Carlos Pedro Ferreira, fundador do grupo SONDAR, que abriu uma discussão sobre o perfil do engenheiro do ambiente do século XXI nas empresas.

O professor João Cabral, professor associado com agregação do Departamento de Biologia e Ambiente na Escola de Ciências da Vida e do Ambiente da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, foi o último orador da sessão, com uma palestra sobre a exploração de energias renováveis e a conservação da biodiversidade, compromissos e compensações.

A segunda edição das Jornadas de Ambiente foi encerrada com uma “mesa redonda”, moderada pelo professor Mário Santos e por Catarina Leite, e que contou com a presença dos convidados Engenheiro Carlos Pedro Ferreira, Engenheiro Pedro Teiga, Professor Carlos Afonso e Professor João Cabral.

A próxima edição das Jornadas de Ambiente ainda não tem data definida.

Texto e Imagem: Helena de Menezes