Jornadas de Ambiente

Jornadas de Ambiente

Decorreu ontem, dia 8 de março, o primeiro dia das Jornadas de Ambiente, organizadas pelo Núcleo de Estudantes de Ambiente da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. O evento tomou lugar no auditório da Associação Académica da UTAD.


A palestra contou com a presença de diversos convidados, entre os quais João Ricardo, docente do departamento de Biologia, que iniciou a sessão com a abordagem da temática “poluição e remediação do solo”. Num segundo momento, Domingos Gomes ergueu um debate no que diz respeito à “energia nos processos de tratamento de água”. O último orador da parte da manhã,  Vasco Amorim, abriu uma discussão relativa ao hidrogénio, assim como a sua importância para a Engenharia do Ambiente.


Na segunda parte do evento, pela parte da tarde, as Jornadas de Ambiente receberam Carla Machado, na representação da Douro Gás, que levantou o tema do “futuro das energias renováveis”, antecedendo António Trota que expôs a “avaliação do potencial geotérmico”, bem como a sua posição no plano nacional.

Posteriormente, Francisco Ferreira, palestrou acerca do “desafio do pacto ecológico europeu”. Como encerramento da sessão, realizou-se uma “mesa redonda”, onde o discurso se focou nos desafios ambientais, contando com a presença de diversos convidados, nomeadamente, Ana Barros, António Trota, Filomena Martins, João Santos, Mafalda Vaz de Carvalho, Teresa Nunes e Vasco Amorim. O debate contou com a moderação de Margarida Correia Marques, Herminigildo Tavares e João Mourão.


As Jornadas do Ambiente decorreram em regime híbrido, tendo tido uma afluência de cinquenta e seis pessoas presencialmente e doze inscritos via online.

O evento terminou hoje, dia 9 de março, e a próxima edição ainda não tem data marcada.

Sara Fardilhas

Imagem: Margarida Almeida